CREDN realizará audiência pública para discutir os Projetos Estratégicos das Forças Armadas

Brasília – A Comissão de Relações Exteriores e de Defesa Nacional (CREDN), da Câmara dos Deputados aprovou nesta quarta-feira, dia 19, requerimento da sua presidente, deputada Bruna Furlan (PSDB-SP), para a realização de audiência pública para discutir os Projetos Estratégicos das Forças Armadas com a presença dos comandantes do Exército, da Marinha e da Aeronáutica.
19/04/2017 18h20

Exército Brasileiro

CREDN realizará audiência pública para discutir os Projetos Estratégicos das Forças Armadas

Comissão irá discutir também as questões orçamentárias, o reequipamento e a modernização das Forças Armadas

Brasília – A Comissão de Relações Exteriores e de Defesa Nacional (CREDN), da Câmara dos Deputados aprovou nesta quarta-feira, dia 19, requerimento da sua presidente, deputada Bruna Furlan (PSDB-SP), para a realização de audiência pública para discutir os Projetos Estratégicos das Forças Armadas com a presença dos comandantes do Exército, da Marinha e da Aeronáutica. Em conjunto, aprovou-se requerimento do deputado Pedro Fernandes (PTB-MA), com o mesmo objetivo. A data do evento será definida nos próximos dias com os militares.

 

“Entendo ser oportuna a realização deste evento com os respectivos comandantes das Forças Armadas para situar-nos a respeito dos Projetos Estratégicos, as tratativas no âmbito internacional para o fortalecimento da cooperação e geração de confiança mútua, além do desenvolvimento conjunto de equipamentos e produtos de uso dual, além de conhecermos detalhes acerca dos processos de modernização e reequipamento das Forças Armadas, algo que diz respeito diretamente ao papel constitucional que desempenham”, ressaltou a deputada.

 

Bruna Furlan quer saber ainda a respeito da evolução dos diálogos da indústria de Defesa que o Brasil tem realizado, a retomada das negociações para o uso da Base de Lançamentos de Alcântara, e o lançamento do satélite geoestacionário. “Além disso, queremos debater os temas relacionados ao Orçamento da Defesa e as alternativas para tornar esta questão previsível para que o setor Defesa possa planejar-se e investir em projetos e programas que tornarão o Brasil cada vez mais independente”, afirmou.

 

Pedro Fernandes destacou que “as Forças Armadas devem maximizar sua capacidade de operar e combater, bem como ter condições de sinalizar um potencial convincente de credibilidade militar. Também é preciso ter efetivo controle de áreas que têm significado estratégico mias crítico para o Brasil, onde a soberania deve prevalecer sem restrições”.

 

Marinha

 

A CREDN aprovou, ainda, requerimento da deputada Bruna Furlan para que membros da Comissão realizarem visita oficial aos navios de assistência hospitalar que a Marinha mantém na Amazônia.

 

“Trata-se de programa de alto valor social, pois esses navios, para muitas comunidades ribeirinhas do interior da Amazônia e do Pantanal, é o único meio de ter acesso a atendimento médico-odontológico. O atendimento prestado pelos navios da Marinha é tão importante para as populações ribeirinhas que eles os apelidaram de “Navios da Esperança”. De fato, o excepcional trabalho prestado pela Força Naval nessa área tão remota do nosso país é digno de louvor e de orgulho”, explicou a deputada.

 

 

 

Jornalista responsável: Marcelo Rech

E-mail: marcelo.rech@camara.leg.br

Telefones: 61 3216 6741 - 61 98153 2514