CREDN realizará audiência pública para discutir denúncias de censura no X
Brasília – A Comissão de Relações Exteriores e de Defesa Nacional (CREDN) realizará audiência pública para discutir as denúncias de censura e perseguição à rede social X. Requerimento de autoria do deputado Marcel van Hattem (NOVO-RS), com este objetivo, foi aprovado nesta quarta-feira, 10, pela CREDN.
“O fenômeno do "Twitter files", consistido em uma série de denúncias interpostas pelo jornalista Michael Shellenberger no último dia 3, revelando imposição por parte do presidente do Tribunal Superior Eleitoral, ministro Alexandre de Moraes, de diversos bloqueios a contas na rede social X (antigo Twitter) desencadeou uma série de acontecimentos que põem em risco não só a liberdade de expressão de centenas de brasileiros, como a própria projeção internacional do Brasil”, justificou o deputado.
Van Hattem lembrou que medidas repressivas de suspensão de atividade de redes sociais “ocorrem apenas em países notoriamente autoritários e antidemocráticos como China, Rússia, Irã, Turcomenistão, Mianmar e Coreia do Norte”. Na sua avaliação, “a suspensão desta rede social no Brasil afastaria ainda mais o país de seus ideais democráticos, trazendo-o ao mesmo patamar de liberdade de expressão que os países autoritários”, enfatizou.
O evento ainda não tem data definida para acontecer, mas, de acordo com Lucas Redecker (PSDB-RS), presidente da CREDN, “estamos trabalhando para realizar esta audiência pública o mais breve possível. As denúncias trazem revelações gravíssimas que não podem ser ignoradas”, disse.
Marcel van Hattem reforçou: “Diante da divulgação de estarrecedoras mensagens de e-mails trocadas entre executivos do Twitter brasileiro nos anos de 2021 e 2022, a comunidade brasileira e internacional viu-se indignada com tamanho autoritarismo no país. Essa revolta generalizada trazida pelas denúncias trouxe consigo a ameaça de uma nova onda de imposições autoritárias, incluindo a suspensão do funcionamento da rede social no país”, concluiu.
Assessoria de imprensa - CREDN