CREDN realizará audiência pública para discutir crise na Venezuela

Brasília – A Comissão de Relações Exteriores e de Defesa Nacional (CREDN), da Câmara dos Deputados, realizará audiência pública para debater a crise política na Venezuela que já dura quatro meses e resultou na morte de 39 pessoas e mais de 1,5 mil prisões. Nesta quarta-feira, 2, a deputada Maria Corina Machado, cassada pela Assembleia Nacional, em reunião reservada da CREDN, foi convidada a participar do evento.
02/04/2014 18h07

Foto: Gabriela Korossoy - CD

CREDN realizará audiência pública para discutir crise na Venezuela

Para Ivan Valente (PSOL-SP), a CREDN deve discutir a crise no país vizinho em debate também com representante do governo venezuelano

O deputado Ivan Valente (PSOL-SP), sugeriu que além de Maria Corina Machado, seja convidada a também deputada Blanca Eekhout, do governista Partido Socialista Unido de Venezuela (PSUV).

Na semana passada, a CREDN já havia aprovado requerimento do deputado Rubens Bueno (PPS-PR), para a realização de audiência pública sobre as relações comerciais entre o Brasil e a Venezuela.

Também já foi acordado entre o deputado Alexandre Leite (DEM-SP) e o ministro das Relações Exteriores, Luiz Alberto Figueiredo Machado, para que o chanceler discorra sobre o papel do Brasil na crise venezuelana.

Segundo Leite, há um massacre em curso na Venezuela e a CREDN precisa exigir um posicionamento do governo brasileiro. “É notória a violência das forças governamentais contra a população civil. É constrangedora a posição do ministro das Relações Exteriores do Brasil ao não repudiar de público tais violações aos direitos e garantias fundamentais”, explicou.

O deputado também estranha o respaldo do Brasil ao Comunicado do Mercosul, bloco presidido pela Venezuela, em apoio ao governo daquele país sob o manto da legalidade.

 

 

 

Assessoria de Comunicação

Jornalista Responsável: Marcelo Rech

Telefones: 55 61 3216 6737 e 55 61 8153 2514

E-mail: marcelo.rech@camara.leg.br