CREDN realizará audiência pública para discutir a situação do PROANTAR

O Contra-Almirante Marco Antônio Linhares Soares, Secretário da Comissão Interministerial para os Recursos do Mar, da Marinha do Brasil, será convidado para falar sobre o estado do Programa Antártico Brasileiro, prejudicado por conta das medidas restritivas impostas pela pandemia
11/05/2022 18h42

Paulo Sérgio

CREDN realizará audiência pública para discutir a situação do PROANTAR

Brasília – Por iniciativa do deputado José Rocha (UNIÃO-BA), a Comissão de Relações Exteriores (CREDN) aprovou requerimento para a realização de audiência pública destinada a tratar do Programa Antártico Brasileiro (PROANTAR). Nesta quarta-feira, 11, o deputado explicou que “o programa, assim como várias outras iniciativas, foi fortemente prejudicado pelas medidas restritivas impostas pela pandemia”, afirmou.

José Rocha é o presidente da Frente Parlamentar de Apoio ao PROANTAR, criada em 2007 e que conta, atualmente, com 296 deputados e senadores. Rocha alocou R$ 350 mil em emenda ao programa na LOA de 2022. No total, deputados e senadores destinaram R$ 3 milhões ao PROANTAR.

O deputado lembrou, por exemplo, que esses recursos possibilitaram a reconstrução da Estação Antártica Comandante Ferraz, reinaugurada em 2020 após sofrer um incêndio, em 2012. "Trata-se de um centro de pesquisa e ciência que tem contribuído muito para a pesquisa brasileira. O Brasil é um dos poucos países que ocupa esse espaço, que tem contribuído muito para o nosso desenvolvimento científico e tecnológico", destacou.

 

Assessoria de Imprensa - CREDN