CREDN realizará audiência para debater o combate aos crimes transnacionais
Brasília – Nesta quarta-feira, 21, a Comissão de Relações Exteriores e de Defesa Nacional (CREDN) aprovou requerimento do deputado Filipe Barros (PL/PR), presidente do Colegiado, para que seja realizada audiência pública com a finalidade de discutir as iniciativas governamentais destinadas ao combate dos crimes transnacionais, como evasão de divisas, lavagem de dinheiro e o financiamento de organizações criminosas, por meio da operação de bets ilegais no Brasil.
De acordo com o deputado, “essas plataformas ilegais operam à margem da regulação estatal, permitindo o escoamento de recursos de origem ilícita para o sistema financeiro formal ou o seu redirecionamento para atividades criminosas transnacionais. Trata-se de um mecanismo altamente sofisticado de ocultação de valores”, assegurou.
O deputado entende que “dada a dimensão geopolítica e financeira do problema, e considerando que o crime organizado transnacional constitui ameaça à soberania e aos interesses nacionais é papel desta Comissão analisar e propor soluções no tocante à prevenção, repressão e responsabilização dos agentes envolvidos nesse tipo de operação”, explicou.
Para o evento, que ainda não tem data marcada, serão chamados representantes do Conselho de Controle de Atividades Financeiras (COAF); da Secretaria de Prêmios e Apostas do Ministério da Fazenda; da Stake Brasil; da
Pay4Fun; do Instituto Brasileiro do Jogo Responsável (IBJR); e da Associação Nacional de Jogos e Loterias (ANJL).
Defesa
Filipe Barros pretende realizar, ainda, audiência pública para discutir o cenário atual da indústria de defesa, bem como as políticas públicas e ações legislativas necessárias para o fomento e desenvolvimento do setor, “uma vez que a indústria de defesa brasileira representa um setor estratégico não apenas para a soberania e segurança nacional, mas também para a economia do País”, observou.
Para o evento, o deputado convidará representantes do ministério da Defesa, da Associação Brasileira das Indústrias de Materiais de Defesa e Segurança (ABIMDE); da Agência Brasileira de Desenvolvimento Industrial (ABDI) e da Confederação Nacional da Indústria (CNI).
Hezbollah
Na mesma reunião, foi aprovado requerimento de informações do deputado General Pazuello (PL/RJ) ao Ministério das Relações Exteriores sobre a possível infiltração de militantes do grupo terrorista libanês Hezbollah no Brasil. “Há informações de que cerca de 400 comandantes do Hezbollah e suas famílias, deixaram o Líbano em direção a países sul-americanos, dentre eles, o Brasil, por conta do desmantelamento da infraestrutura militar da organização”, afirmou Pazuello.
“Neste sentido, queremos saber que ações serão adotadas pelo Brasil, que pode vir a sofrer mais uma ameaça externa de integrantes de grupos terroristas se infiltrando no país”, concluiu.
Assessoria de Imprensa - CREDN