CREDN quer ouvir Força Aérea e Embraer sobre contrato do KC-390

Deputados estão preocupados com os impactos da redução do contrato de compra do cargueiro, ao programa estratégico de defesa da FAB e para toda a cadeia produtiva da indústria nacional de defesa
08/12/2021 15h26

Marina Ramos

CREDN quer ouvir Força Aérea e Embraer sobre contrato do KC-390

Brasília – A Comissão de Relações Exteriores e de Defesa Nacional da Câmara dos Deputados aprovou, nesta quarta-feira, 8, requerimento da deputada Perpétua Almeida (PCdoB-AC) para que sejam ouvidos o Comandante da Aeronáutica, Carlos de Almeida Baptista Junior, e o presidente da Embraer, Francisco Gomes Neto, sobre o anúncio de redução do contrato de compra do cargueiro KC-390 Millennium.

O contrato assinado em 2014 prevê a aquisição de 28 aeronaves no valor de R$ 7,2 bilhões à época. Até o momento, quatro aeronaves foram entregues. No dia 12 de novembro, o Comando da Aeronáutica informou que reduzirá para 15 o número de aeronaves a ser adquiridas.

Em resposta, a Embraer anunciou ao mercado que buscará as medidas legais cabíveis para o reequilíbrio econômico do contrato. A empresa reiterou, ainda, que “sempre procurou adequar seus recursos com vistas à continuidade deste projeto de grande relevância nacional e internacional, prezando pela parceria com a FAB e pelo desenvolvimento da indústria nacional”.

Assessoria de Imprensa – CREDN