CREDN promove diálogo com embaixadores dos países da América Central

Nesta quarta-feira, 30, a Comissão de Relações Exteriores e de Defesa Nacional (CREDN) da Câmara dos Deputados promoveu diálogo com sete embaixadores de países da América Central e Caribe.
31/08/2017 11h19

Benjamim Sepulvida

CREDN promove diálogo com embaixadores dos países da América Central

Brasília – Nesta quarta-feira, 30, a Comissão de Relações Exteriores e de Defesa Nacional (CREDN) da Câmara dos Deputados promoveu diálogo com sete embaixadores de países da América Central e Caribe. Na pauta, o aprofundamento das relações políticas no âmbito parlamentar. Integram o grupo, Belize, Costa Rica, El Salvador, Guatemala, Honduras, Nicarágua e Panamá e República Dominicana. 

O presidente do grupo, deputado Vinícius Carvalho (PRB-SP), afirmou que “o Brasil já promove a diplomacia parlamentar com os países caribenhos e da América do Sul através de Grupos de Amizade, mas ainda existe demanda por um Grupo que possa agregar os países da América Central. Possuímos relações diplomáticas com todos os países daquela região e destes, apenas Belize não tem representação no Brasil. Por outro lado, temos embaixadas em todos esses países”, explicou.

Segundo ele “as experiências políticas adquiridas pelos parlamentos desses países no desafio de adequação às suas realidades de desenvolvimento são semelhantes às vivenciadas no Brasil e isso serve como base de conhecimento a ser compartilhado. Dessa forma, acreditamos que a promoção do intercâmbio entre os respectivos órgãos legislativos pode contribuir com a integração latino-americana na busca de um melhor cenário para a obtenção de um desenvolvimento regional geral, consistente, solidário, compartilhado e socialmente significativo”, destacou.

De acordo com a presidente da CREDN, Bruna Furlan (PSDB-SP), “o nosso esforço é pela ampliação das relações no âmbito político uma vez que a diplomacia exercida pelo Parlamento é parte do processo de cooperação entre as nações. Vamos enfocar os acordos firmados pelo Brasil com esses países e contribuir para que possam ser analisados com rapidez em benefício das respectivas populações”, assegurou.

“A América Latina e o Caribe têm procurado maior atividade integracionista. Mesmo que os processos de integração regionais se desenvolvam de forma diferenciada, a determinação dos países envolvidos em promovê-los é amplamente compartilhada”, concluiu Vinícius Carvalho.

Participaram do encontro os embaixadores da Costa Rica, Jairo Gabel Valverde Bermúdez; El Slavador, Diana Marcela Venegas Hernandez; Guatemala, Julio Armando Martini Herrera; Honduras, Adan Suazo Morazán; Nicarágua, Lorena Del Carmen Martínez; Panamá, Edwin Emílio Vergara Cárdenas; e da República Dominicana, Alejandro Arias Zarzuela.

 

 

 

Jornalista responsável: Marcelo Rech

E-mail: marcelo.rech@camara.leg.br

Telefones: 61 3216 6741 - 61 98153 2514

www2.camara.leg.br/credn

https://www.facebook.com/crednoficial

https://twitter.com/credena