CREDN pedirá formalmente relatório americano sobre o Covid-19
Brasília – A Comissão de Relações Exteriores e de Defesa Nacional (CREDN) pedirá, formalmente, cópia do relatório o intitulado “Coronavirus Pandemic: The After Action Review”, elaborado pelo Subcomitê Selecionado sobre a Pandemia de Coronavírus da Câmara dos Representantes dos EUA.
Neste sentido, a CREDN aprovou requerimento do deputado Hélio Lopes (PL-RJ), nesta quarta-feira, 11. O relatório mencionado, com mais de 500 páginas, é resultado de uma investigação de dois anos e sugere que a resposta da Organização Mundial da Saúde (OMS) à pandemia pode ter sido prejudicada por uma alegada pressão do Partido Comunista Chinês, que teria priorizado interesses políticos da China em detrimento de suas obrigações internacionais.
Além disso, o relatório também classifica a resposta da OMS como um "fracasso retumbante", apontando supostas falhas em sua condução durante a pandemia. De acordo com o deputado, “este relatório aponta que a origem do SARS-CoV-2 pode estar relacionada a um acidente de laboratório em Wuhan, China, conforme indicado por entrevistas com especialistas e análise de documentos”, afirmou.
Assessoria de imprensa - CREDN