CREDN participa de Fórum Brasil-Europa
No fórum, o intercâmbio de brasileiros e europeus foi abordado principalmente pela análise da situação econômica e trabalhista entre as duas regiões, Brasil e Europa. “Uma das melhores formas de diminuir as desigualdades regionais é com a imigração. Por exemplo, há tempos atrás, havia um descompasso de mão de obra no nosso país. Chegaram os imigrantes que se tornaram um acréscimo para o desenvolvimento da vida do nosso povo. Hoje, eles (europeus) precisam de nós”, destacou o deputado Mendes Thame (PSDB/SP).
Ainda na mesa de discussões, o deputado alemão Peter Weiss (CDU), membro da Comissão de Trabalho e Políticas Sociais no Bundestag, lembrou a importância dos parlamentares para decidir sobre políticas de transações continentais de pessoas. “A situação financeira na Europa é crítica. Os trabalhadores de lá e as mentes pensantes vão, inevitavelmente, procurar espaços em que possam progredir, se lá não houver mais. E a América Latina é um desses lugares”.
Brasileiros e europeus também reafirmaram intenções de estreitamento de parceria econômica, de intercâmbio cultural, estudantil e turístico. “Hoje, o Brasil oferece para as duas regiões o programa Ciência sem Fronteiras, do Governo Federal, que vai promover o intercâmbio de conhecimento científico de universitários, colaborando para o desenvolvimento das duas regiões. Até o ano de 2014 serão oferecidas cerca de 100 mil bolsas aos universitários”, afirmou o deputado Sebastião Bala Rocha (PDT/AP).
A abertura do evento foi nesta quarta-feira (30/08), no auditório Nereu Ramos, na Câmara dos Deputados, e teve a presença de representantes do Congresso Nacional, da Universidade de Brasília (UnB), da União Europeia do Brasil e de parlamentares membros do partido alemão Christlich Demokratische Union (CDU). Nesta quinta-feira, as atividades continuam no Manhattan Plaza Hotel.