Ministro será chamado para falar sobre medidas antidumpings

Brasília - O ministro de Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior (MDIC), Fernando Pimentel, será convidado a esclarecer as medidas antidumpings adotadas recentemente pelo Brasil na Comissão de Relações Exteriores e de Defesa Nacional (CREDN), da Câmara dos Deputados, de acordo com requerimento do deputado Nelson Marquezelli (PTB-SP) aprovado nesta quarta-feira, 30.
30/10/2013 15h30

Foto: Joana Dantas

Ministro será chamado para falar sobre medidas antidumpings

Marquezelli discute requerimento com o presidente da sessão, deputado Eduardo Azeredo (PSDB-MG)

Na avaliação de Marquezelli, a agricultura e a indústria brasileiras vêm sofrendo pressão agressiva de outros países e precisam de uma política de defesa mais apropriada ao contexto econômico atual do comércio exterior.

Segundo ele, "precisamos valorizar nossos produtores, nossas indústrias. Estamos presenciando forte pressão estrangeira, e não podemos permitir concorrência desleal com os nossos".

O deputado explicou que o Brasil adotou novo regulamento de investigações antidumpings por meio do decreto nº 8.058/2013, que já apresenta mudanças para enfrentar os desafios na relação comercial exterior. "É importante que o ministro fale mais sobre esse marco regulatório, na sua política comercial com o mundo", concluiu.

A audiência pública ainda não tem data marcada e será negociada com a equipe do ministro.

Espionagem

Na mesma sessão, a CREDN aprovou requerimento do deputado Ivan Valente (PSOL-SP) para que o jornalista norte-americano Glenn Greenwald compareça ao colegiado para falar sobre as operações de inteligência dos Estados Unidos no Brasil. Valente acredita que o jornalista poderá discorrer sobre novos fatos e detalhes a respeito do episódio.

 

 

Jornalista Responsável: Marcelo Rech

Telefones: 55 61 3216 6737 e 55 61 8153 2514

E-mail: marcelo.rech@camara.leg.br