CREDN irá requerer informações de Portugal sobre operação contra o tráfico de drogas

Carregamento de cocaína teria como destino final diversos países da Europa e evidencia a participação de organizações criminosas brasileiras no tráfico internacional de drogas.
09/04/2025 16h32

Zeca Ribeiro

CREDN irá requerer informações de Portugal sobre operação contra o tráfico de drogas

Brasília – Um requerimento de informação da CREDN será enviado à Polícia Judiciária de Portugal com o objetivo de obter detalhes acerca da Operação Nautilus, que resultou na maior apreensão de embarcação utilizada para o tráfico na história do continente europeu. A operação culminou na prisão de brasileiros que transportavam 6,5 toneladas de Cocaína em um submarino que partiu do município de Macapá (AP).

A iniciativa é do deputado Delegado Ramagem (PL/RJ). De acordo com ele, “a prisão de cidadãos brasileiros a bordo de um submarino carregado com 6,5 toneladas de cocaína, que teria partido do município de Macapá, revela não apenas a sofisticação logística dessas organizações, mas também a urgente necessidade de identificar os atores envolvidos em território nacional, inclusive com vistas à responsabilização penal e ao fortalecimento da repressão ao tráfico internacional de entorpecentes”, explicou.

Ramagem considera fundamental, ainda, que se esclareça se houve, no curso da operação, qualquer tipo de contribuição por parte de instituições ou autoridades brasileiras, seja no compartilhamento de informações, seja no apoio operacional à apreensão da embarcação.

“Tal apuração permitirá avaliar o grau de cooperação internacional do país no enfrentamento ao crime organizado e eventuais lacunas que possam comprometer a efetividade das medidas de combate ao tráfico transnacional”, concluiu.

 

 

Assessoria de Imprensa - CREDN