CREDN irá discutir Tratado de Livre Comércio MERCOSUL – UE
Brasília – A Comissão de Relações Exteriores e de Defesa Nacional (CREDN) irá realizar reunião de audiência pública para discutir o estado das negociações entre o MERCOSUL e a União Europeia para a assinatura de um Tratado de Livre Comércio. A proposta é do deputado Hildo Rocha (MDB-MA) e contou com o apoio do presidente da CREDN, Eduardo Bolsonaro (PSL-SP).
Rocha indicou para os debates, Alexandre Ghisleni, diretor do Departamento de Promoção do Agronegócio do ministério das Relações Exteriores; Orlando Leite Ribeiro, secretário de Comércio e Relações
Internacionais do ministério da Agricultura Pecuária e Abastecimento; e Marcos Troyjo, secretário Especial de Comércio Exterior e Assuntos Internacionais do Ministério da Economia. Além deles, o negociador brasileiro do acordo também deverá comparecer. A data será definida de acordo com a agenda das autoridades convidadas.
Segundo Hildo Rocha, “a setor agropecuário brasileiro acompanha há quase duas décadas as negociações do acordo de associação entre o MERCOSUL e a União Europeia. Durante esse período, o setor sempre foi um dos maiores entusiastas dessa parceria, que possivelmente possibilitara ganhos robustos para o produtor rural, bem como para agroindústria brasileira”.
Eduardo Bolsonaro destacou a importância da discussão. “Trata-se de uma negociação que interessa para os dois blocos, mas que se arrasta desde o final dos anos 90. O MERCOSUL quer fechar o acordo este ano e a União Europeia também dá mostras de que deseja concluir o processo. Ao debatermos o estado atual das negociações, podemos também contribuir para a sua assinatura”, explicou.
Jornalista responsável: Marcelo Rech
E-mail: marcelo.rech@camara.leg.br
Telefone: 61 3216 6737
www2.camara.leg.br/credn