CREDN irá acompanhar agenda do BRICS e sua cúpula no Brasil
Dada a sua importância, a Comissão de Relações Exteriores e de Defesa Nacional (CREDN) da Câmara dos Deputados aprovou nesta quarta-feira, 16, requerimento de autoria da deputada Perpétua Almeida (PCdoB-AC) para debater as ações políticas, diplomáticas, legislativas e comerciais que possam contribuir para o fortalecimento deste instrumento.
“Este ano, o Brasil terá a presidência de turno do BRICS. Dessa forma, as cerca de cem reuniões, nas mais de 30 áreas de cooperação setorial, terão lugar em diversas cidades do país. Também o Fórum Acadêmico, o Festival de Cinema, o Festival Cultural e outros encontros relacionados ao diálogo entre sociedades civis, ocorrerão no Brasil, razão pela qual desejamos informações de como o Brasil se prepara para este importante evento”, afirmou a deputada.
De acordo com o Itamaraty, Rússia, Índia, China e África do Sul, os outros quatro integrantes do BRICS, foram destino, em 2018, de 30,7% das exportações brasileiras. Desses quatro países, vieram 23,8% das importações nacionais, correspondentes a US$ 43,1 bilhões. No ano passado, o saldo comercial do Brasil com o BRICS foi positivo em US$ 30,7 bilhões.
Jornalista responsável: Marcelo Rech
E-mail: marcelo.rech@camara.leg.br
Telefone: 61 3216 6737
www2.camara.leg.br/credn