CREDN irá acompanhar agenda do BRICS e sua cúpula no Brasil

Brasília – Nos dias 13 e 14 de novembro, em Brasília, será realizada a 11ª Cúpula do BRICS, bloco integrado por Brasil, Rússia, Índia, China e África do Sul). Esta será a terceira vez que o Brasil preside a principal reunião do mecanismo.
16/04/2019 18h08

Michel Jesus

CREDN irá acompanhar agenda do BRICS e sua cúpula no Brasil

Dada a sua importância, a Comissão de Relações Exteriores e de Defesa Nacional (CREDN) da Câmara dos Deputados aprovou nesta quarta-feira, 16, requerimento de autoria da deputada Perpétua Almeida (PCdoB-AC) para debater as ações políticas, diplomáticas, legislativas e comerciais que possam contribuir para o fortalecimento deste instrumento. 

“Este ano, o Brasil terá a presidência de turno do BRICS. Dessa forma, as cerca de cem reuniões, nas mais de 30 áreas de cooperação setorial, terão lugar em diversas cidades do país. Também o Fórum Acadêmico, o Festival de Cinema, o Festival Cultural e outros encontros relacionados ao diálogo entre sociedades civis, ocorrerão no Brasil, razão pela qual desejamos informações de como o Brasil se prepara para este importante evento”, afirmou a deputada. 

De acordo com o Itamaraty, Rússia, Índia, China e África do Sul, os outros quatro integrantes do BRICS, foram destino, em 2018, de 30,7% das exportações brasileiras. Desses quatro países, vieram 23,8% das importações nacionais, correspondentes a US$ 43,1 bilhões. No ano passado, o saldo comercial do Brasil com o BRICS foi positivo em US$ 30,7 bilhões.

 

 

Jornalista responsável: Marcelo Rech

E-mail: marcelo.rech@camara.leg.br

Telefone: 61 3216 6737

www2.camara.leg.br/credn

https://www.facebook.com/crednoficial

https://twitter.com/credena

Ações do documento