CREDN instala Subcomissão Permanente da CPLP

Brasília – A Comissão de Relações Exteriores e de Defesa Nacional (CREDN) da Câmara dos Deputados, instalou na tarde desta quarta-feira, 11, a Subcomissão Permanente da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP), que será presidida pela deputada Janete Rocha Pietá (PT-SP). Segundo ela, “principal desafio é o Brasil entender a importância estratégica deste mecanismo que é integrado por oito países de quatro continentes”.
11/09/2013 20h15

Foto: Marcelo Rech

CREDN instala Subcomissão Permanente da CPLP

Deputados integrantes da CREDN instalam a Subcomissão Permanente da CPLP

Pietá destacou que o Brasil tem intensificado o relacionamento com os demais países da CPLP na área de cooperação internacional, democracia, cultura da paz, igualdade e soberania, e para o desenvolvimento com inclusão social.

A CPLP foi criada em 1996 e é composta pelo Brasil, Angola, Cabo Verde, Guiné-Bissau, Moçambique, Portugal, São Tomé e Príncipe e Timor Leste. “A CPLP é um foro multilateral privilegiado para o aprofundamento da amizade mútua, da concertação político-diplomática e da cooperação entre os seus membros”, explicou a deputada.

Conferência parlamentar

Janete Rocha Pietá informou ainda que entre 4 e 7 de novembro, será realizada em Luanda, Angola, a 4ª Conferência Parlamentar da CPLP. Neste ano, a Câmara dos Deputados enviará uma missão chefiada pelo presidente Henrique Eduardo Alves e mais seis parlamentares.

De acordo com a deputada, uma das bandeiras do grupo é trabalhar para que a Língua Portuguesa seja admitida como idioma oficial da Organização das Nações Unidas (ONU).

Participaram da instalação da Subcomissão os deputados Luiz Alberto (PT-BA), Márcio Marinho (PRB-BA), Eduardo Azeredo (PSDB-MG), e Vieira da Cunha (PDT-RS). 

 

 

Assessoria de Comunicação

Jornalista Responsável: Marcelo Rech

Telefones: 55 61 3216 6737 e 55 61 8153 2514

E-mail: marcelo.rech@camara.leg.br