CREDN e CCAI aprovam requerimentos para discutir espionagem dos EUA
Foto: Marcelo Rech
Deputados e senadores discutem espionagem dos EUA com os ministros Patriota, Amorim e José Elito
Presidente das duas comissões, Nelson Pellegrino (PT-BA), explicou que "cabe à Comissão Mista de Controle das Atividades de Inteligência, do Congresso Nacional, participar dos esforços de compreensão do episódio, que se confirmado, representa prática atentatória à legislação interna e às normas de convivência internacional, colocando em risco, além das liberdades individuais, interesses econômicos e políticos nacionais".
Sobre o encontro com o embaixador norte-americano, Pellegrino esclareceu que "tem por objetivo, colher elementos indispensáveis para avaliação dos fatos bem como o impacto das denúncias à segurança nacional". Ele acredita que as explicações irão permitir que a CCAI participe das discussões em torno das novas regras para a segurança cibernética e das telecomunicações.
Pellegrino quer ouvir ainda o jornalista Bob Fernandes que tem pesquisado há alguns anos informações relacionadas ao monitoramento das comunicações eletrônicas de brasileiros pela NSA e a CIA.
Nesta quarta-feira, 10, ele participou da audiência conjunta da CREDN com as comissões de Relações Exteriores e de Ciência e Tecnologia do Senado, com os ministros Antonio Patriota, Celso Amorim e José Elito Siqueira. "Não podemos discutir que medidas devem ser adotadas sem antes termos o diagnóstico correto a respeito do que aconteceu e das nossas vulnerabilidades", afirmou.
Assessoria de Comunicação