CREDN discutirá venda da Embraer para a norte-americana Boeing

A Comissão de Relações Exteriores e de Defesa Nacional (CREDN) da Câmara dos Deputados discutirá em data a ser agendada, a venda da Embraer para a norte-americana Boeing, em atendimento a requerimento do deputado Carlos Zarattini (PT-SP) aprovado nesta quarta-feira, 11
11/07/2018 17h11

Cleia Viana

CREDN discutirá venda da Embraer para a norte-americana Boeing

Brasília – A Comissão de Relações Exteriores e de Defesa Nacional (CREDN) da Câmara dos Deputados discutirá em data a ser agendada, a venda da Embraer para a norte-americana Boeing, em atendimento a requerimento do deputado Carlos Zarattini (PT-SP) aprovado nesta quarta-feira, 11.

De acordo com Zarattini, “as fábricas das cidades paulistas de São José dos Campos, maior polo de desenvolvimento da empresa, Gavião Peixoto, Botucatu, Sorocaba e Taubaté empregam mais de 18 mil pessoas. E têm mais de seis mil engenheiros. Essa venda é criminosa e vai obrigar o fechamento de fábricas e milhares de vagas de emprego no Brasil, e ocasionará impacto significativo na economia paulista que perderá milhões na arrecadação”.

O deputado também acredita que as negociações poderão impactar na soberania nacional. “A Embraer é uma empresa de alta tecnologia do setor de aviação, e é estratégica para a área da defesa nacional. Abrir mão de seu controle, por meio da venda parcial ou integral de ações, poderá significar um grave ataque à soberania do nosso país e aos planos estratégicos para a área da Defesa. Os termos do contrato apresentado não são de conhecimento público o que suscita mais apreensão sobre os possíveis impactos dessa negociação”, explicou.

Para a discussão, o parlamentar sugeriu a participação de representantes do ministério da Defesa; do Governo Federal no Conselho Administrativo da Embraer; dos sindicatos dos Metalúrgicos de São Jose dos Campos e Região; de Araraquara e Região; de Botucatu e Região; e o presidente da empresa, Paulo Cesar de Souza e Silva.

Ainda segundo Carlos Zarattini, a Boeing apresentou ao governo brasileiro uma proposta de contrato que prevê o controle de até 90% de uma nova empresa que receberia toda a área de aviação comercial da Embraer, tanto de jatos regionais quanto executivos.

 

 

 

 

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