CREDN discutirá situação de brasileiros residentes no exterior
Foto: Marcelo Rech
Eduardo Barbosa quer uma interlocução permanente com os grupos de brasileiros que residem no exterior
No total, são 49 os conselhos que representam os brasileiros que residem fora. O deputado propôs a realização de um seminário que irá debater acerca da situação destas pessoas, incluindo as políticas voltadas àquelas que desejam retornar ao Brasil.
"As políticas voltadas ao favorecimento do seu retorno ao Brasil vêm sendo discutidas pelo governo. No entanto, as pessoas interessadas em retornar esbarram em sérias dificuldades para dar continuidade à sua manutenção em território nacional, devido à baixa efetividade na implementação de condições que possibilitem o atendimento das suas reais demandas", explicou.
De acordo com o Censo 2010, do IBGE, os brasileiros residentes no exterior somam quase 500 mil pessoas, número bastante divergente das estimativas do ministério das Relações Exteriores que aponta a existência de aproximadamente 2,5 milhões de brasileiros nessa situação.
Segundo Barbosa, "essa diferença já nos dá a noção do quão complexo deve ser dimensionar as políticas em todas as áreas, com vistas a atender as necessidades e assegurar os direitos dos nossos emigrantes, com a abrangência e o alcance necessários à repatriação".
Na oportunidade, o deputado foi convidado para participar da Conferência de Brasileiros que há nove anos é realizada em São Francisco (EUA). O evento acontecerá em 8 de novembro e reunirá toda a comunidade brasileira residente na região da Califórnia.
Assessoria de Comunicação
Jornalista Responsável: Marcelo Rech
Telefones: 55 61 3216 6737 e 55 61 8153 2514
E-mail: marcelo.rech@camara.leg.br