CREDN discute envio de missão para entrevistar Snowden na Rússia
Foto: Marcelo Rech
Deputados da CREDN se reúnem com o embaixador da Rússia no Brasil para tratar de encontro com Snowden em Moscou
De acordo com Nelson Pellegrino, o embaixador irá levar à chancelaria russa o pedido de encontro dos deputados com Snowden. A princípio, não há nada que impeça a reunião.
Segundo Sergey Akopov, "ele (Snowden) é uma pessoa livre que pode transitar por toda a Rússia e a única condição imposta a ele é que não trabalhe em território russo para prejudicar os Estados Unidos e as nossas relações bilaterais com Washington".
O presidente da CREDN deixou claro que "não faz sentido um grupo de parlamentares se deslocarem à Rússia se não houver garantias de que haverá o encontro com o Edward Snowden. As explicações até então oferecidas pelo governo dos Estados Unidos não se sustentaram e é nossa obrigação conhecer as verdadeiras dimensões desses programas", explicou Pellegrino.
Para Ivan Valente (PSOL-SP), "o que vazou na imprensa até agora é apenas a ponta o iceberg. Há muito mais que precisamos saber". "Assumimos o compromisso de respeitar todas as restrições negociadas com Moscou com o objetivo de preservar a diplomacia russa. O nosso principal objetivo é que o encontro com o Snowden contribua para o esclarecimento desse escândalo", explicou Valente.
Assessoria de Comunicação
Jornalista Responsável: Marcelo Rech