CREDN debaterá aspectos do acordo de revalidação de diplomas do MERCOSUL
Brasília – O acordo de revalidação de diplomas do MERCOSUL, o sistema ARCU-SUL e a revalidação de diplomas simplificada entre seus países signatários, será tema de audiência pública a ser realizada pela Comissão de Relações Exteriores e de Defesa Nacional (CREDN). A proposta, aprovada nesta quarta-feira, 24, é do deputado Alan Rick (DEM-AC). Ainda não há uma data definida para a realização do evento.
Para tanto, serão convidados representantes dos ministérios da Relações Exteriores, Saúde e Educação; dos médicos brasileiros formados no exterior, do CONASEMS e o presidente do INEP. Rick explicou que o Sistema ARCU-SUL oferece garantia pública, entre os países da região, do nível acadêmico e científico dos cursos. “O nível acadêmico será estabelecido conforme critérios e perfis tanto ou mais exigentes que os aplicados pelos países em seus âmbitos nacionais”, afirmou.
Durante os debates, ficou clara a posição da CREDN em torno da relevância do debate. Os deputados defenderam a adoção de medidas que permitam maior celeridade na revalidação dos diplomas, não apenas no âmbito do MERCOSUL, como forma de ampliar o aproveitamento dos brasileiros graduados no exterior e que poderiam suprir as necessidades de várias localidades do país.
Jornalista responsável: Marcelo Rech
E-mail: marcelo.rech@camara.leg.br
Telefone: 61 3216 6737
www2.camara.leg.br/credn