CREDN debaterá as prioridades para a Política Externa e a Defesa Nacional

A Comissão de Relações Exteriores e de Defesa Nacional (CREDN), da Câmara dos Deputados aprovou, nesta quarta-feira, 29, requerimentos de autoria da sua presidente, deputada Bruna Furlan (PSDB-SP), para realizar seminários.
29/03/2017 16h10

Lúcio Bernardo Jr.

CREDN debaterá as prioridades para a Política Externa e a Defesa Nacional

Brasília – A Comissão de Relações Exteriores e de Defesa Nacional (CREDN), da Câmara dos Deputados aprovou, nesta quarta-feira, 29, requerimentos de autoria da sua presidente, deputada Bruna Furlan (PSDB-SP), para realizar os seminários “Política Externa Brasileira: deveres, responsabilidades e os desafios internacionais” e “Política de Defesa: desenvolvimento e segurança nacional”. As datas ainda serão marcadas e os eventos contarão com as presenças dos ministros Aloysio Nunes Ferreira, das Relações Exteriores, e Raul Jungmann, da Defesa, além de especialistas brasileiros e estrangeiros.

 

De acordo com a deputada, “há uma vasta agenda externa que a CREDN precisa discutir e apresentar alternativas, subsídios e propostas ao governo brasileiro. As questões comerciais podem passar por uma nova ordem internacional, os blocos regionais necessitam ser relançados, e precisamos avaliar o papel do Brasil nos principais mecanismos de concertação política como as Nações Unidas, e no plano regional, na OEA, UNASUL e CELAC”, afirmou.

 

Em relação à Defesa, Bruna Furlan explicou que o evento permitirá aos parlamentares fazer “um diagnóstico da situação atual das Forças Armadas, suas prioridades e obstáculos. É nosso papel discuti-los com os militares e com os civis que pensam e pesquisam o tema, de forma transparente, para que o mesmo resulte em propostas viáveis para o setor”.

Na sua avaliação, “a indústria nacional de Defesa vem recuperando protagonismo, em grande medida, graças ao trabalho realizado nos últimos anos pela CREDN. Queremos que a nossa indústria se fortaleça e que o Brasil detenha as melhores e mais sofisticadas tecnologias para o seu desenvolvimento industrial e para assegurar o cumprimento do papel Constitucional das Forças Armadas na proteção de nossas riquezas naturais e da nossa soberania”, disse.

 

Audiências Públicas

 

Também nesta quarta-feira, 29, a CREDN aprovou dois requerimentos da deputada Bruna Furlan para que sejam convidados os ministros das Relações Exteriores e da Defesa, para apresentarem em audiências públicas, as prioridades de cada ministério para este ano.

 

Aloysio Nunes Ferreira e Raul Jungmann abordarão temas relacionados aos desafios que se apresentam para o Brasil na cena internacional, nos planos regional e extrarregional como os arranjos de comércio, as tendências e as possibilidades de inserção do Brasil. “No campo da Defesa Nacional, esta audiência reveste-se de especial importância no momento em que o Brasil rediscute a cooperação internacional com os países vizinhos, buscando fortalecer a proteção de nossas fronteiras, áreas por onde ingressam armas e todo tipo de contrabando que ameaçam de forma constante a segurança em nossas cidades”, destacou a deputada.

 

Bruna Furlan lembrou ainda que o ministério da Defesa vem promovendo uma série de mudanças em sua estrutura e na legislação com o objetivo de fortalecer a indústria nacional de Defesa e implementar os Projetos Estratégicos que demandam um orçamento previsível e permanente.

 

 

Jornalista responsável: Marcelo Rech

E-mail: marcelo.rech@camara.leg.br

Telefones: 61 3216 6741 - 61 98153 2514