CREDN debate agenda para o Parlaméricas com políticos canadenses

Brasília – Integrantes da Comissão de Relações Exteriores e de Defesa Nacional (CREDN) da Câmara dos Deputados, reuniu-se nesta quarta-feira, 24, com uma comitiva de deputados e senadores do Canadá, membros do Parlamento das Américas (Parlaméricas). Na oportunidade, foram discutidos diversos temas de interesse da agenda hemisférica, como energia, saúde, segurança e cooperação.
24/04/2019 19h03

Edilson Holanda

CREDN debate agenda para o Parlaméricas com políticos canadenses

De acordo com Eduardo Bolsonaro (PSL-SP), presidente da CREDN, “foi um encontro produtivo. Há muito interesse em conhecer as novas oportunidades para os investimentos estrangeiros que o Brasil está criando”, afirmou. Ele explicou ainda a importância da política de isenção de vistos adotada recentemente pelo Brasil e que inclui os cidadãos canadenses entre os beneficiados. “Há diferentes percepções acerca deste tema. O governo pretende multiplicar o número de turistas que visitam o Brasil e estimular os negócios e os primeiros dados mostram que esta foi uma decisão acertada”, disse. 

Sobre gás e petróleo, Eduardo Bolsonaro reconheceu a importância da Petrobras como empresa-chave no processo de fortalecimento do Brasil como provedor destes dois produtos, mas salientou que a abertura do setor para empresas estrangeiras é necessária para que o país explore todo o potencial encontrado, por exemplo, no Pre-Sal.

 

Saúde

 

Os canadenses demonstraram especial interesse em conhecer o sistema de saúde pública do Brasil. De acordo com o deputado Eduardo Barbosa (PSDB-MG), a criação do Sistema Único de Saúde (SUS) revolucionou a área, distribuindo as responsabilidades com o orçamento e gestão da Saúde entre municípios, estados e o governo federal. 

Ele assinalou ainda a importância conferida à atenção básica de saúde, prioridade do atual governo. 

Eduardo Barbosa estará no Canadá no final de maio para uma reunião do Parlaméricas. No segundo semestre, haverá uma série de reuniões no Paraguai e o deputado entende que é momento de o Brasil resgatar o seu protagonismo regional. 

O Secretário de Relações Internacionais da Câmara dos Deputados, Alex Manente (Cidadania-SP) e a deputada Rosangela Gomes (PRB-RJ), presidente do Grupo Parlamentar Brasil – Canadá, também participaram do encontro. 

A comitiva canadense foi integrada pelos deputados Robert Nault e Kellie Leitch, e pelos senadores David Wells, Jim Munson, e o Embaixador Riccardo Savone.   

 

 

 

Jornalista responsável: Marcelo Rech

E-mail: marcelo.rech@camara.leg.br

Telefone: 61 3216 6737

www2.camara.leg.br/credn

https://www.facebook.com/crednoficial

https://twitter.com/credena