CREDN condena assassinato do ex-primeiro-ministro do Japão

Em nome da Comissão de Relações Exteriores e de Defesa Nacional, o deputado Pedro Vilela (PSDB-AL) lamentou e condenou o assassinato do ex-primeiro-ministro do Japão, Shinzo Abe, ocorrido nesta sexta-feira, na cidade de Nara, quando discursava em um evento prévio às eleições parlamentares do país
08/07/2022 16h05

Câmara dos Deputados

CREDN condena assassinato do ex-primeiro-ministro do Japão

O deputado Pedro Vilela (PSDB-AL), presidente da Comissão de Relações Exteriores e de Defesa Nacional (CREDN), lamentou e condenou o assassinato do ex-primeiro-ministro do Japão, Shinzo Abe, ocorrido nesta sexta-feira, 8, na cidade de Nara. “Foi um ato covarde e injustificável e que deve ser condenado nos mais duros termos. Lamentamos a perda de um líder político que contribuiu muito para o aprofundamento das relações com o Brasil”, afirmou.

Em Nota Oficial, Vilela solidarizou-se com o Embaixador do Japão no Brasil, Hayashi Teiji, e enviou os seus pêsames ao povo japonês e aos familiares do ex-premier. Ele recordou, ainda, a realização no dia 14 de junho, de sessão solene da Câmara dos Deputados em homenagem aos 114 Anos da Imigração Japonesa no Brasil. “Em nome da CREDN, solidarizo-me com o povo japonês, na figura do seu embaixador no Brasil e repudiamos todo e qualquer ato de violência política”, assinalou.

A Embaixada do Japão no Brasil estima que aproximadamente 2 milhões de japoneses e descendentes, a maior população japonesa fora do Japão, vivam no Brasil. Shinzo Abe serviu por quatro mandatos como primeiro-ministro de seu país, sendo um dos responsáveis por elevar o relacionamento bilateral ao nível de Parceria Estratégica e Global.

 

Assessoria de Imprensa - CREDN