CREDN cobra informações sobre viagens presidenciais em 2023
Brasília – A Comissão de Relações Exteriores e de Defesa Nacional (CREDN) aprovou nesta quarta-feira, 24, requerimento do deputado Alfredo Gaspar (UNIÃO-AL), que requer informações sobre as viagens internacionais oficiais realizadas pelo presidente da República no ano de 2023. Os questionamentos deverão ser respondidos pelo ministro das Relações Exteriores.
No ano passado, o presidente da República passou 62 dias no exterior em viagens oficiais, “com comitivas numerosas e caras”, destacou o deputado. “De acordo com reportagem na imprensa, foram gastos pelo MRE o equivalente a R$ 1 milhão de reais por dia de viagem”, afirmou.
Pelo requerimento, Gaspar quer saber quantas viagens internacionais oficiais foram realizadas no ano de 2023, que países foram visitados, qual o custo (em reais) de cada uma das viagens, quem integrou as respectivas comitivas e o custo pago por cada convidado equivalentes à passagem, hospedagem, alimentação, entre outros. Além disso, ele quer saber quais os objetivos específicos de cada viagem realizada e se esses objetivos foram atingidos.
“Num ano (2023) em que o Congresso Nacional foi pautado por proposições oriundas do Executivo voltadas para a tentativa de melhorar a economia do país, especialmente no âmbito do ajuste fiscal, mas também com objetivos de aumentar a arrecadação, causa estranheza os valores despendidos para viagens internacionais oficiais, mesmo que delas se tenham originado benefícios à população, que é de nosso total interesse conhecer”, explicou o deputado.
Assessoria de imprensa -