CREDN cobra a instalação da Comissão Mista de Controle das Atividades de Inteligência
Brasília – A instalação da Comissão Mista de Controle das Atividades de Inteligência (CCAI) do Congresso foi cobrada nesta quarta-feira, 19, pelos deputados Arlindo Chinaglia (PT-SP), Perpétua Almeida (PCdoB-AC), e Augusto Coutinho (Solidariedade-PE), eleito em 28 de abril, como representante da CREDN naquele Colegiado.
O presidente da Comissão de Relações Exteriores e de Defesa Nacional, deputado Aécio Neves (PSDB-MG) explicou que já conversou em duas oportunidades com o presidente do Congresso, senador Rodrigo Pacheco (DEM-MG), além de ter enviado dois ofícios, em 30 de abril e 6 de maio, reiterando a importância de se instalar a CCAI.
Em sua primeira mensagem, Aécio Neves informou Pacheco sobre a eleição do deputado Augusto Coutinho para a CCAI. “Ao mesmo tempo, considerando a relevância ímpar que tem a CCAI no contexto das competências fiscalizatórias do Parlamento brasileiro, entendemos que a sua instalação deva ocorrer o mais breve possível, razão pela qual, na qualidade de Presidente desse Colegiado Parlamentar Misto, venho solicitar o apoio de Vossa Excelência nesse sentido, de modo a se designar uma data para tal finalidade”, relatou o deputado.
Já em 6 de maio, ao reiterar o apelo, o deputado reforçou “a singular importância e especificidade dos temas e competências que estão a cargo da CCAI, já que as atividades exercidas pelo SISBIN estão diretamente ligadas às vulnerabilidades do Estado e da sociedade brasileiros diante de ameaças internas ou externas contra as quais os serviços de inteligência e contrainteligência possam atuar”, enfatizou.
Assessoria de Comunicação e Imprensa – CREDN