CREDN aprova o Acordo de Cooperação em Defesa Brasil - Eslovênia

O acordo firmado promove a cooperação em áreas como política e legislação de defesa, educação e treinamento militar, medicina militar, cultura e desporto, entre outros temas.
22/05/2024 16h19

Mário Agra

CREDN aprova o Acordo de Cooperação em Defesa Brasil - Eslovênia

Brasília – O texto do acordo de Cooperação em Matéria de Defesa, firmado por Brasil e Eslovênia, no Rio de Janeiro, em 11 de abril de 2023, foi aprovado nesta quarta-feira, 22, na Comissão de Relações Exteriores e de Defesa Nacional (CREDN), que acatou parecer favorável apresentado pelo deputado Jonas Donizette (PSB-SP).

“Este acordo permitirá que a parceria entre o Brasil e a Eslovênia nessa área possa ser expandida e aprofundada no que se refere a pesquisa e desenvolvimento, intercâmbio de conhecimento, apoio logístico e aquisição de produtos e serviços de defesa”, afirmou o deputado.

Por este instrumento, a cooperação entre os dois países estará enfocada em política de defesa; legislação de defesa; educação e treino militar; controle de armas e desarmamento; sistema financeiro e contábil militar; compartilhamento de experiências e consultas em tecnologia de defesa; meio ambiente e controle da poluição no domínio militar; medicina militar; e cultura e desporto.

“Visitas oficiais, cooperação nas áreas de pesquisa e desenvolvimento, apoio logístico, tecnologia de defesa e produção e aquisição de produtos e serviços de defesa, além do intercâmbio de informações especializadas, são as outras áreas que Brasil e Eslovênia pretendem colaborar”, acrescentou Donizette.

No ano passado, Brasil e Eslovênia também realizaram encontro entre os respectivos ministérios da Defesa, para discutir oportunidades de negócios na área. Para o Brasil, a Eslovênia tem grande potencial de se tornar cliente da Base Industrial de Defesa (BID).

Assessoria de imprensa - CREDN