CREDN aprova Moção de Repúdio ao ministro da Justiça e Segurança Pública

Flávio Dino foi criticado por convidar o almirante Remigio Ceballos, comandante do Ministério do Interior da Venezuela, para participar de reunião preparatória para a cúpula da Amazônia, realizada em Belém (PA), nos dias 8 e 9 de agosto
09/08/2023 14h43

Zeca Ribeiro

CREDN aprova Moção de Repúdio ao ministro da Justiça e Segurança Pública

Brasília – Moção de Repúdio ao ministro da Justiça e Segurança Pública, Flávio Dino, foi aprovada pela Comissão de Relações Exteriores e de Defesa Nacional (CREDN) nesta quarta-feira, 9. Dino foi criticado por convidar o almirante Remigio Ceballos, comandante do Ministério do Interior da Venezuela, para participar de reunião preparatória para a cúpula da Amazônia, realizada nesta semana em Belém (PA),

Paulo Bilynskyj (PL-SP), autor da proposta, afirmou que “esta moção pretende mandar um recado claro ao atual governo, quanto à sua simpatia com as ditaduras. Ceballos está sob sanção dos EUA desde 2019, ano em que impediu que doações de alimentos chegassem aos venezuelanos”.

Para o deputado, “o Brasil tem que pesar o impacto que um convite desta natureza, tem para o país e as suas relações internacionais. O regime venezuelano é o grande responsável por manter 96% da sua população na pobreza”, ressaltou.

A Venezuela integra, junto com Brasil, Bolívia, Colômbia, Equador, Guiana, Peru e Suriname, a Organização do Tratado de Cooperação Amazônica (OTCA), e esta teria sido a razão pela qual o convite fora formulado ao militar daquele país, segundo os deputados governistas.

Assessoria de Imprensa - CREDN