CREDN aprova Moção de Repúdio a atentado contra o Consultado da China no RJ

Aécio Neves, presidente da CREDN, já havia manifestado o repúdio do Colegiado ao ato que atenta contra a soberania chinesa, de acordo com a Convenção de Viena
22/09/2021 14h55

Cleia Viana

CREDN aprova Moção de Repúdio a atentado contra o Consultado da China no RJ

Brasília – Por iniciativa da deputada Perpétua Almeida (PCdoB-AC), a Comissão de Relações Exteriores e de Defesa Nacional aprovou, nesta quarta-feira, 22, Moção de Repúdio ao atentado sofrido pelo Consulado da China no Rio de Janeiro, no último dia 16.

A deputada lembrou que, de acordo com a Polícia Civil do Rio de Janeiro, por volta das 22h da quinta-feira, 16, uma pessoa encapuzada lançou um artefato explosivo contra o Consulado da China. Diversas representações diplomáticas sediadas no Brasil e no mundo repudiaram este ato de vandalismo.

“A Embaixada dos EUA, por exemplo, e o Conselho Federal da OAB lamentaram a tentativa de intimidar ou danificar a sede do consulado chinês e ressaltou que representações diplomáticas em todo mundo são protegidas pelos princípios da inviolabilidade”, detalhou Perpétua Almeida.

“Desta forma, com o objetivo de prestar solidariedade ao Consulado Chinês do Rio de Janeiro e repudiar veementemente o ataque inadmissível, propomos a presente moção de repúdio”, afirmou. O texto da Moção será encaminhado à Embaixada da China em Brasília e ao Consulado chinês no Rio de Janeiro.

 

 

Assessoria de Imprensa - CREDN