CREDN aprova Moção de Pesar ao Azerbaijão e defende a paz naquela região

Por iniciativa do deputado Claudio Cajado (DEM-BA), a Comissão de Relações Exteriores e de Defesa Nacional (CREDN) da Câmara dos Deputados aprovou nesta quarta-feira, 5, Moção de Pesar à República do Azerbaijão pela morte de uma mulher e uma criança deste país, recentemente atingidas por tiros na região de Nagorno-Karabakh.
05/09/2017 16h46

Benjamim Sepulvida

CREDN aprova Moção de Pesar ao Azerbaijão e defende a paz naquela região

Brasília – Por iniciativa do deputado Claudio Cajado (DEM-BA), a Comissão de Relações Exteriores e de Defesa Nacional (CREDN) da Câmara dos Deputados aprovou nesta quarta-feira, 5, Moção de Pesar à República do Azerbaijão pela morte de uma mulher e uma criança deste país, recentemente atingidas por tiros na região de Nagorno-Karabakh; e Conclamação à Paz entre as partes em conflito naquela área sul caucasiana, em observância aos princípios do respeito aos direitos humanos, da liberdade e autodeterminação dos povos, da harmonia e da coexistência pacífica entre Estados e Nações.

Segundo ele, “é de conhecimento de toda a comunidade internacional que a região ocupada de Nagorno-Karabakh da República do Azerbaijão é objeto de disputa histórica entre a Armênia e o Azerbaijão, desde a independência de ambos os países do Império Russo, em 1918”.

Cajado explicou que “a trágica morte de uma mulher e uma criança azerbaijana na zona de conflito expõe a face mais cruel de um quadro de instabilidade envolvendo países com os quais o Brasil mantém, historicamente, relações harmônicas e fraternas. Esta medida tem por objetivo colaborar na resolução do conflito, impedindo a manutenção do quadro de violência e instabilidade na região, com seus inevitáveis reflexos nas relações internacionais”, disse.

Recentemente, o deputado reuniu-se com o Embaixador da Armênia no Brasil, Ashot Galoyan, com que discutiu a questão. “Nós conclamamos as partes envolvidas para que busquem mutuamente envidar seus melhores esforços para a construção e manutenção da paz”, concluiu.

A íntegra da Moção encontra-se em https://www.camara.gov.br/proposicoesWeb/prop_mostrarintegra?codteor=1594196&filename=REQ+217/2017+CREDN.

 

 

 

 

Jornalista responsável: Marcelo Rech

E-mail: marcelo.rech@camara.leg.br

Telefones: 61 3216 6741 - 61 98153 2514

www2.camara.leg.br/credn

https://www.facebook.com/crednoficial

https://twitter.com/credena