CREDN aprova Moção de Louvor a Israel pelo apoio à tragédia de Brumadinho

Brasília – A Comissão de Relações Exteriores e de Defesa Nacional (CREDN) da Câmara dos Deputados aprovou nesta quarta-feira, 20, Moção de Louvor ao Estado de Israel em agradecimento pelo apoio prestado nas operações de resgate das vítimas da tragédia de Brumadinho (MG). A proposta atendeu requerimento do deputado Eduardo Bolsonaro (PSL-SP), presidente do Colegiado.
21/03/2019 19h15

Bolsonaro também apresentará texto semelhante em homenagem ao Corpo de Bombeiros de Minas Gerais, que atuaram, segundo ele, “de forma heroica” no resgate dos mais de 200 mortos e feridos. No dia 25 de janeiro, o rompimento da barragem de Brumadinho (MG) resultou em uma das piores tragédias registradas no Brasil. 

“Apenas dois dias depois, em 27 de janeiro, uma equipe de 130 militares e socorristas israelenses embarcava em Tel Aviv para ajudar no resgate das vítimas. O governo de Israel rapidamente prontificou-se em ajudar e o trabalho dos seus militares em Brumadinho foi fundamental para que a tragédia fosse minimamente minimizada”, afirmou Eduardo Bolsonaro. 

O deputado destacou ainda que “as Forças de Defesa de Israel, em conjunto com os heroicos bombeiros de Minas Gerais, atuaram de forma impecável. O grupo foi composto por soldados, oficiais, engenheiros, médicos e especialistas da unidade submarina da Marinha israelense”, explicou. 

A missão da IDF ao Brasil foi a primeira desde que o grupo foi certificado, em novembro do ano passado, pelo Grupo Consultor Internacional de Busca e Resgate, que é integrado por grupamentos da Bielorrússia, Alemanha, Islândia, Rússia, Turquia, Reino Unido e Estados Unidos. O texto aprovado na CREDN será encaminhado à Embaixada de Israel.

 

MOÇÃO DE LOUVOR

A Comissão de Relações Exteriores e de Defesa Nacional (CREDN) da Câmara dos Deputados agradece o apoio prestado pelo governo do Estado de Israel aos trabalhos de resgate das vítimas da tragédia de Brumadinho (MG), por meio dos 130 militares das suas Forças de Defesa. 

Esse gesto, de caráter humanitário, demonstra o elevado espírito de cooperação do Estado de Israel para com o Brasil. Ao enviar soldados, oficiais, engenheiros, socorristas, médicos e especialistas da unidade submarina da Marinha israelense, o governo daquele país prestou relevante contribuição para a minimização da dor e da angústia que dominou os familiares e amigos das vítimas, e todos nós brasileiros. 

Por meio desta MOÇÃO DE LOUVOR, fica registrada a nossa consideração, o nosso respeito e os nossos agradecimentos, além do reconhecimento de que tais ações seguramente impactarão positivamente o futuro das nossas relações bilaterais. 

 

 

 

 

Jornalista responsável: Marcelo Rech

E-mail: marcelo.rech@camara.leg.br

Telefone: 61 3216 6737

www2.camara.leg.br/credn

https://www.facebook.com/crednoficial

https://twitter.com/credena