CREDN aprova Acordo de Serviços Aéreos Brasil – Guatemala

Brasília – Com o objetivo de fortalecer o turismo e os negócios bilaterais entre Brasil e Guatemala, a Comissão de Relações Exteriores e de Defesa Nacional (CREDN) aprovou nesta quarta-feira, 12, o Acordo de Serviços de Transportes Aéreos firmado entre os dois países em outubro do ano passado, em Brasília. O relator da matéria, deputado Vinicius Carvalho (PRB-SP), destacou que o texto se insere no rol dos acordos ditos de “céus abertos” que o Brasil tem firmado com diferentes nações.
12/12/2018 17h34

Cléia Vianna - acervo - CD

CREDN aprova Acordo de Serviços Aéreos Brasil – Guatemala

Segundo ele, “este acordo revela-se oportuna e certamente propiciará a intensificação do intercâmbio entre Brasil e Guatemala, favorecendo as relações comerciais, o ambiente de negócios empresariais e o setor de turismo. Hoje, esse intercâmbio comercial é modesto e altamente superavitário do lado brasileiro”, afirmou. 

De acordo com dados do governo brasileiro, em 2017, a corrente de comércio totalizou cerca de US$ 298 milhões e, de janeiro a outubro deste ano, ela já atingiu um montante próximo dos US$ 213 milhões. “O Brasil mantém relações cordiais com a Guatemala há mais de um século, com significativo aprofundamento a partir de meados dos anos 2000. Os contatos políticos e econômicos se intensificaram em diversas áreas, com destaque para a participação brasileira em projetos de infraestrutura e de telecomunicações guatemaltecos, para a cooperação técnica e humanitária e para o entendimento no campo multilateral”, explicou o deputado. 

De 2007 a 2013, 55 acordos de serviços aéreos foram negociados, dos quais 21 são novos e 34, renegociações de acordos já existentes, o que responde, em parte, pelo grande número de acordos dessa natureza que têm sido submetidos à apreciação da CREDN. Somente nos três últimos anos, o Poder Executivo encaminhou ao Congresso Nacional cerca de 30 mensagens relativas a acordos de serviços aéreos para fins de aprovação legislativa.

 

 

 

 

Jornalista responsável: Marcelo Rech

E-mail: marcelo.rech@camara.leg.br

Telefone: 61 3216 6737

www2.camara.leg.br/credn

https://www.facebook.com/crednoficial

https://twitter.com/credena