CREDN aprova Acordo de Serviços Aéreos Brasil – Guatemala
Segundo ele, “este acordo revela-se oportuna e certamente propiciará a intensificação do intercâmbio entre Brasil e Guatemala, favorecendo as relações comerciais, o ambiente de negócios empresariais e o setor de turismo. Hoje, esse intercâmbio comercial é modesto e altamente superavitário do lado brasileiro”, afirmou.
De acordo com dados do governo brasileiro, em 2017, a corrente de comércio totalizou cerca de US$ 298 milhões e, de janeiro a outubro deste ano, ela já atingiu um montante próximo dos US$ 213 milhões. “O Brasil mantém relações cordiais com a Guatemala há mais de um século, com significativo aprofundamento a partir de meados dos anos 2000. Os contatos políticos e econômicos se intensificaram em diversas áreas, com destaque para a participação brasileira em projetos de infraestrutura e de telecomunicações guatemaltecos, para a cooperação técnica e humanitária e para o entendimento no campo multilateral”, explicou o deputado.
De 2007 a 2013, 55 acordos de serviços aéreos foram negociados, dos quais 21 são novos e 34, renegociações de acordos já existentes, o que responde, em parte, pelo grande número de acordos dessa natureza que têm sido submetidos à apreciação da CREDN. Somente nos três últimos anos, o Poder Executivo encaminhou ao Congresso Nacional cerca de 30 mensagens relativas a acordos de serviços aéreos para fins de aprovação legislativa.
Jornalista responsável: Marcelo Rech
E-mail: marcelo.rech@camara.leg.br
Telefone: 61 3216 6737
www2.camara.leg.br/credn