CREDN aprova acordo de cooperação técnica do Brasil com a Armênia

O Acordo de Cooperação Técnica firmado pelo Brasil com a Armênia, em 2016, foi aprovado pela Comissão de Relações Exteriores e de Defesa Nacional (CREDN) da Câmara dos Deputados nesta quarta-feira, 12, com parecer favorável do deputado Rubens Bueno (CIDADANIA-PR).
12/05/2021 19h50

Gustavo Sales CD

CREDN aprova acordo de cooperação técnica do Brasil com a Armênia

Brasília - O Acordo de Cooperação Técnica firmado pelo Brasil com a Armênia, em 2016, foi aprovado pela Comissão de Relações Exteriores e de Defesa Nacional (CREDN) da Câmara dos Deputados nesta quarta-feira, 12, com parecer favorável do deputado Rubens Bueno (CIDADANIA-PR). O instrumento pretende fortalecer os laços de amizade existentes, e o interesse mútuo em aperfeiçoar e estimular o desenvolvimento socioeconômico de seus respectivos países.

“Sob o ponto de vista da política externa brasileira, consideramos a celebração deste acordo como importante iniciativa, em termos de ampliação da projeção internacional do país naquela região, ao alcançar a Armênia, nação geograficamente distante do Brasil. Não obstante, há que se reconhecer que nosso país já mantém consolidados laços de amizade com o povo armênio, principalmente em função do fluxo de contingente migratório de armênios para o Brasil ocorrido no passado”, explicou Rubens Bueno.

Desde 2010, os dois países desenvolvem um programa de cooperação técnica na área de defesa civil, entre o Corpo de Bombeiros Militar do Distrito Federal e o Ministério de Situações de Emergência da Armênia. O Brasil também tem oferecido cursos de capacitação e treinamento à parte armênia. Além disso, o Ministério da Agricultura daquele país tem interesse em receber cooperação brasileira em agropecuária, e o Ministério da Saúde solicitou transferência de experiências brasileiras na prestação de serviços públicos de saúde.

 

Assessoria de Comunicação e Imprensa – CREDN