CREDN aprova acordo Brasil – Uruguai para o Intercâmbio de Informações em Matéria Tributária
Brasília – A Comissão de Relações Exteriores e de Defesa Nacional (CREDN) da Câmara dos Deputados aprovou nesta quarta-feira, 9, o acordo Brasil – Uruguai para o Intercâmbio de Informações em Matéria Tributária, ao acatar parecer do deputado Luiz Carlos Hauly (PSDB-PR). O acordo é considerado prioritário pelos dois governos para potencializar o relacionamento bilateral.
“A aprovação deste acordo se faz de extrema importância para o país, visto que o compartilhamento dessas informações fiscais deverá servir para combater a evasão fiscal e possíveis esquemas fraudulentos contra o fisco. Além do mais, o Uruguai é um parceiro tradicional com inúmeros laços históricos e econômicos com o Brasil, além de ser um dos maiores recebedores de investimentos nacionais”, explicou Hauly.
O deputado destacou ainda que “atualmente, não existe nenhum instrumento de cooperação jurídica entre os dois países para combater a fraude, evasão fiscal e o planejamento tributário abusivo, considerado pelo G-20 como um dos agravantes da crise financeira global”, disse.
Na sua avaliação, o acordo será um importante instrumento na promoção do combate à fraude, evasão fiscal e o planejamento tributário abusivo, caminhando para os padrões de transparência tributária internacional, bem como a cooperação entre as administrações tributárias dos signatários.
Jornalista responsável: Marcelo Rech
E-mail: marcelo.rech@camara.leg.br
Telefones: 61 3216 6741 - 61 98153 2514
www2.camara.leg.br/credn