CREDN aprofundará agenda de cooperação com Portugal

Brasília – A Comissão de Relações Exteriores e de Defesa Nacional (CREDN) pretende aprofundar a agenda de cooperação com Portugal, conforme ficou acertado entre a presidente do Colegiado, deputada Bruna Furlan (PSDB-SP) e o Embaixador português no Brasil, Jorge Cabral, que se reuniram nesta terça-feira, 11, na Câmara dos Deputados.
11/04/2017 16h45

Benjamin Sepulvida

CREDN aprofundará agenda de cooperação com Portugal

Embaixador português destacou o excelente momento das relações bilaterais.

Bruna Furlan destacou a importância do relacionamento bilateral e da cooperação que já funciona muito bem nos campos da Educação e da Defesa. Ela chegou a participar na cidade do Porto, em fevereiro, do I Diálogo da Indústria de Defesa Brasil – Portugal. “Temos muito orgulho da nossa indústria de Defesa, reconhecida nacional e internacionalmente pela excelência dos seus projetos e produtos, como o KC-390, muito conhecido em Portugal”, afirmou.

 

Jorge Cabral destacou, ainda, o fortalecimento dos entendimentos entre os dois países no campo da Educação e revelou que oito mil brasileiros estudam atualmente naquele país. Ele enfatizou ainda o bom momento das relações bilaterais e dos processos de nacionalização de brasileiros pelo governo português.

 

Segundo ele, “apenas em São Paulo, todos os meses cerca de 840 brasileiros obtêm a nacionalidade portuguesa. Precisamos, agora, intensificar o relacionamento no âmbito dos parlamentos para que a agenda bilateral avance de forma rápida e consolidada”, explicou.

Cabral agradeceu o apoio da deputada que acabou de firmar ingresso no Grupo Parlamentar Brasil – Portugal com o objetivo de apoiar o andamento dos acordos de cooperação. Ela também se mostrou interessada em conhecer detalhes acerca da política portuguesa de proteção de dados dos cidadãos na internet e a respeito da implantação do centro de pesquisas sobre o Atlântico que irá funcionar na Ilha dos Açores.

 

Eles conversaram também sobre a legislação portuguesa para o empreendedorismo e a importância dos protocolos firmados com os governos de São Paulo e Rio de Janeiro sobre a instalação de startups, a iniciativa portuguesa para a cidadania na Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP), e a crise política na Venezuela, país que conta com uma expressiva comunidade de portugueses.

 

Os deputados Luiz Sérgio (PT-RJ) e Octávio Leite (PSDB-MG), também participaram do encontro.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Jornalista responsável: Marcelo Rech

E-mail: marcelo.rech@camara.leg.br

Telefones: 61 3216 6741 - 61 98153 2514