CREDN apreciará acordo Brasil – Uruguai sobre Matéria Tributária
O acordo já recebeu parecer pela aprovação do deputado Luiz Carlos Hauly (PSDB-PR) e é uma prioridade para os dois países, contando, inclusive, com o apoio das respectivas confederações industriais. De acordo com Hauly, “a aprovação deste acordo se faz de extrema importância para o país, visto que o compartilhamento dessas informações fiscais deverá servir para combater a evasão e possíveis esquemas fraudulentos contra o Fisco. Além disso, o Uruguai é um parceiro tradicional com inúmeros laços históricos e econômicos com o Brasil e um dos maiores recebedores de investimentos nacionais”, explicou.
Na avaliação de Bruna Furlan, “é oportuna e necessária a ratificação do acordo tendo em vista a promoção do combate à fraude, evasão fiscal e o planejamento tributário abusivo, considerado pelo G-20 como um dos agravantes da crise financeira global, caminhando para os padrões de transparência tributária internacional, bem como a cooperação entre as administrações tributárias dos dois países”, afirmou.
O acordo de troca de informações atende ao interesse do Brasil em ter acesso a informações relativas ao imposto de renda, que digam respeito a rendimentos ou ganhos de capital obtidos por residentes brasileiros no Uruguai. Tais informações poderão ser utilizadas pela Receita Federal do Brasil no combate à fraude e evasão fiscal.
Jornalista responsável: Marcelo Rech
E-mail: marcelo.rech@camara.leg.br
Telefones: 61 3216 6741 - 61 98153 2514
www2.camara.leg.br/credn