CREDN apoia reunião gerencial dos gestores do PROFESP
Brasília – A Comissão de Relações Exteriores e de Defesa Nacional (CREDN) da Câmara dos Deputados apoiou a reunião gerencial do Programa Segundo Tempo Forças no Esporte (PROFESP) realizada nesta quinta-feira, 3, no Quartel-General do Exército. Os objetivos dos gestores do programa é ampliar o número de crianças e adolescentes atendidos, bem como assegurar os recursos contínuos, sem depender tanto de questões orçamentárias.
A reunião contou com a participação dos comandantes e de gestores de cerca de 175 Organizações Militares das Forças Armadas, além de representantes dos ministérios da Defesa, do Esporte e do Desenvolvimento Social. Todos eles destacaram as ações desenvolvidas no âmbito do programa, tais como: disponibilização de instalações militares para a prática esportiva, alimentação e acesso à saúde e à educação.
O Secretário-Geral do MD, general Joaquim Silva e Luna, agradeceu o empenho dos comandantes e de gestores na realização do PROFESP e destacou a importância do programa para a formação do cidadão. “O PROFESP trabalha a parte afetiva com uma sensibilidade enorme e ajuda a ressaltar valores. Um país que não cuida da sua juventude, não cuida de seu futuro e a maneira mais efetiva de cuidar do futuro desse país é cuidar dos jovens que serão responsáveis por esse futuro” destacou.
Ao oferecer espaços onde crianças e adolescentes podem ter acesso a atividades esportivas, complementares, educacionais e de lazer, o PROFESP democratiza o acesso à cultura do esporte, promovendo o desenvolvimento integral desse público. “O PROFESP tem estimulado e desenvolvido nos beneficiários o amor ao esporte e, junto com ele, valores, ideais e princípios de um comportamento em sociedade e de cidadania. Além de identificar potenciais talentos esportivos”, explicou o diretor do Departamento de Desporto Militar, almirante Paulo Martino Zuccaro.
Além da atuação da Defesa e das Forças Armadas, o Programa conta com o apoio do Ministério do Esporte, que fornece o material esportivo e o pagamento de professores e estagiários, além do MDS, que responde pela alimentação dos jovens.
Atualmente, o programa atende cerca de 22 mil crianças em situação de vulnerabilidade, em 111 municípios. A meta é que esse número de jovens atendidos chegue a 30 mil. “O PROFESP é um programa crescente, ou seja, sempre teremos uma meta ambiciosa. Nossa meta é de 30 mil até o final do ano, não sei se vamos alcançar, mas vamos buscar”, afirmou o Secretário de Pessoal, Ensino, Saúde e Desporto do MD, brigadeiro Ricardo Machado Vieira.
Presidente da CREDN, Bruna Furlan abraçou o PROFESP desde o início de sua gestão à frente do Colegiado. “Trata-se de um programa de inclusão social e cidadania que deve ser adotado por todos os municípios brasileiros. Estamos trabalhando juntamente com as Forças Armadas para viabilizarmos essa meta”, afirmou.
No início de julho, ela participou do lançamento do PROFESP na Estação Rádio da Marinha, em Brasília, que beneficia cerca de 200 crianças e adolescentes do entorno do Distrito Federal. Além disso, já promoveu reuniões em São Paulo para tratar do assunto e implementar o programa em Barueri e região.
“As Forças Armadas brasileiras estão de parabéns por abraçarem um programa com esse perfil de transformação social da realidade de milhares de crianças e adolescentes Brasil afora. Vamos lutar para ampliar os recursos e para que mais instituições sejam envolvidas neste esforço”, concluiu.
Jornalista responsável: Marcelo Rech
E-mail: marcelo.rech@camara.leg.br
Telefones: 61 3216 6741 - 61 98153 2514
www2.camara.leg.br/credn