Conflito entre Rússia e Ucrânia será debatido em audiência pública da CREDN

Deputada Perpétua Almeida propôs a realização de uma audiência pública que permita à CREDN debater e contribuir na formulação da posição do Brasil em relação ao conflito entre Rússia e Ucrânia e os seus impactos geopolíticos
11/05/2022 18h31

Paulo Sérgio

Conflito entre Rússia e Ucrânia será debatido em audiência pública da CREDN

Brasília – A Comissão de Relações Exteriores e de Defesa Nacional (CREDN) aprovou nesta quarta-feira, 11, requerimento da deputada Perpétua Almeida (PCdoB-AC), para a realização de uma audiência pública conjunta com a Comissão de Desenvolvimento Econômico, Indústria, Comércio e Serviços, sobre o conflito entre Rússia e Ucrânia.

Segundo ela, as duas comissões poderão propor medidas que protejam o país dos efeitos do conflito, bem como, soluções diplomáticas que ajudem na busca da paz duradoura e sólida.

“Devemos analisar os impactos do conflito no cenário geopolítico global. As possibilidades de intensificação da disputa entre os países da OTAN, em especial os EUA, e o bloco China - Rússia. O aumento dos gastos militares e novas armas de guerra que entram em cena, e não militares, como a informacional, a energética e a financeira”, explicou.

Entre os temas que serão tratados, estão ainda os insumos (fertilizantes), logística e mercados para exportação; as consequências na questão energética e a necessidade de aumento da produção de petróleo e gás no Brasil, bem como, a abertura de novas frentes de exploração, como na margem equatorial brasileira.

A deputada propôs como convidados, os professores Ronaldo Carmona, da Escola Superior de Guerra (ESG), e José Luís Fiori, titular do programa de pós-graduação em Economia Política Internacional da UFRJ. Além deles, serão chamados representantes dos ministérios da Economia e Agricultura e da Confederação Nacional da Agricultura (CNA).

 

 

 

Assessoria de Imprensa - CREDN