Comitiva do Parlamento chinês discute cooperação bilateral na CREDN

Brasília - Uma delegação do Parlamento chinês chefiada pelo vice-presidente da Comissão de Assuntos Étnicos, Liu Shengyu, discutiu nesta quarta-feira, 13, o aprofundamento da cooperação bilateral com o Brasil na Comissão de Relações Exteriores e de Defesa Nacional (CREDN), da Câmara dos Deputados. O deputado Nelson Marquezelli (PTB-SP) recebeu a comitiva e afirmou que "Brasil e China juntos podem mudar o mundo".
13/11/2013 14h25

Foto: Marcelo Rech

Comitiva do Parlamento chinês discute cooperação bilateral na CREDN

Marquezelli, Jaqueline Roriz e Osmar Júnior recepcionam comitiva chinesa na CREDN

Na avaliação do parlamentar, os dois países devem estreitar ainda mais os laços políticos, culturais e econômico-comerciais. Marquezelli destacou a importância das relações bilaterais e lembrou que na semana passada, o vice-presidente Michel Temer visitou a China e assinou um acordo para a exportação de R$ 4 bilhões em milho para o país asiático.

 

O deputado também elogiou a participação chinesa na exploração de petróleo na camada pré-sal e assinalou que a parceria deverá ser fortalecida após a Petrobras confirmar a venda da Petrobras Energia Peru para a estatal chinesa China National Petroleum Corporation (CNPC) por US$ 2,6 bilhões.

 

"Os dois países possuem grande expertise na área de exploração de petróleo em águas profundas e podem trabalhar essa cooperação para que ambos alcancem o desejado desenvolvimento econômico", afirmou o deputado.

 

Também participaram do encontro os deputados Osmar Júnior (PCdoB-PI), presidente do Grupo de Amizade Brasil – China, e Jaqueline Roriz (PMN-DF). A comitiva chinesa foi integrada ainda pelo ex-vice-chefe da Marinha chinesa, Zhang Yongyi e por funcionários da Assembleia Popular Nacional daquele país.

 

 

Assessoria de comunicação

Jornalista Responsável: Marcelo Rech

Telefones: 55 61 3216 6737 e 55 61 8153 2514

E-mail: marcelo.rech@camara.leg.br