Comissão vai promover debate sobre a revalidação de diplomas estrangeiros no Brasil

A deputada federal Perpétua Almeida (PCdoB/AC), que preside a Comissão de Relações Exteriores e de Defesa Nacional da Câmara dos Deputados, pretende intensificar as discussões sobre a regulamentação e a revalidação de diplomas estrangeiros no Brasil e as ações do Programa Ciência sem Fronteira. O anúncio foi feito nesta terça-feira (30/10), durante encontro da parlamentar com o Embaixador da Espanha no Brasil, Manuel de La Cámara, que levantou as dificuldades enfrentadas por espanhóis no momento de regulamentarem diplomas de graduação no Brasil.
31/10/2012 18h15

Nesse sentido, a deputada Perpétua Almeida vai promover o II Ciclo de Debates - Diálogos Brasil no Mundo, com o objetivo de avaliar os desdobramentos do programa Ciência Sem Fronteira, do Governo Federal, e ainda discutir questões referentes à revalidação/reconhecimento de títulos acadêmicos obtidos por estudantes brasileiros no exterior.

No encontro, o Embaixador da Espanha no Brasil ressaltou a importância de intensificar as relações comerciais entre os dois países. “Agora é um bom momento para investir na Espanha, porque temos uma boa infraestrutura”, destacou.

Manuel de La Cámara demonstrou interesse em relação à situação e à qualidade do ensino da língua espanhola nas escolas públicas brasileiras, regulamentada por Lei em 2010 e pelo Acordo firmado entre Brasil e Espanha que garante formação de professores brasileiros pelo Instituto Cervantes, centro de ensino com sede na Espanha, com nove filiais no Brasil. Em resposta, a deputada Perpétua Almeida afirmou que vai enviar Requerimento de Informação ao Ministério da Educação solicitando informações sobre o tema.