Comissão vai discutir circunstâncias da morte de brasileiro na Austrália

A Comissão de Relações Exteriores e de Defesa Nacional vai realizar amanhã (08/05), às 15h, no Plenário 5 da Câmara dos Deputados, audiência pública para discutir a morte do brasileiro Roberto Laudísio, de 21 anos, em Sydney, na Austrália. O estudante paulista foi morto em março por policiais australianos. Segundo relatos de testemunhas, Roberto Laudísio foi morto ao receber várias descargas elétricas de armas de choque, conhecidas como Taser.
07/05/2012 16h39

Foto: Leonardo Prado/Agência Câmara

Comissão vai discutir circunstâncias da morte de brasileiro na Austrália

A deputada Perpétua Almeida, presidenta da Comissão, voltou a defender que as circunstâncias e os motivos da morte do estudante ainda precisam ser esclarecidos pela polícia australiana. A deputada acredita que a audiência pública pode contribuir para esclarecer, em parte, a morte do estudante.
 
Durante a reunião, deputados discutirão ainda o programa do Governo Federal Ciência sem Fronteiras, que pretende enviar, nos próximos quatro anos, mais de 100 mil pesquisadores brasileiros para o exterior. O deputado João Ananias, autor do requerimento, destacou que a Comissão quer discutir a segurança desses estudantes durante sua permanência no exterior.

Participarão dos debates a Chefe do Departamento Consular e de Brasileiros no Exterior, do Itamaraty, Maria Luiza Ribeiro, a irmã do estudante Roberto Laudísio, Maria Fernanda Laudísio de Lucca, e um representante do Ministério da Educação.