Comissão questiona governo sobre diálogo com regimes autoritários

Brasil sugere a países integrantes de conselho da ONU que evitem censurar regimes autoritários que violem direitos humanos antes de tentar o diálogo com essas nações.
18/08/2010 13h25

Comissão questiona governo sobre diálogo com regimes autoritários

Emanuel Fernandes: proposta do Brasil está na contramão dos direitos humanos

A Comissão de Relações Exteriores e de Defesa Nacional decidiu pedir esclarecimentos sobre a proposta do governo brasileiro de evitar censura pública a regimes autoritários que violem direitos humanos. O governo defendeu a ideia em carta enviada a países que integram o Conselho de Direitos Humanos da Organização das Nações Unidas (ONU). Em lugar da censura pública, o Brasil propõe o diálogo prévio com esses regimes.

“A proposição nos causa surpresa e estranhamento. Ela está na contramão dos valores mundiais e deverá aumentar o isolamento brasileiro”, disse o presidente da Comissão de Relações Exteriores e de Defesa Nacional, deputado Emanuel Fernandes (PSDB-SP).

A comissão aprovou hoje o pedido de informações, que consta de requerimento apresentado por Fernandes. O pedido será encaminhado ao ministro das Relações Exteriores, Celso Amorim.

Da Redação/PT
Agência Câmara