Comissão quer acompanhar trabalho de preservação florestal na Amazônia

Para discutir as ações comuns entre os países membros da Organização do Tratado de Cooperação Amazônica (OTCA) ¬ na proteção da região amazônica - Bolívia, Brasil, Colômbia, Equador, Guiana, Peru, Suriname e Venezuela -, a deputada Perpétua Almeida (PCdoB) apresentará requerimento para realização de audiência pública. Durante encontro com representantes da OTCA, na última semana, a parlamentar demonstrou preocupação com a preservação florestal na Amazônia e defendeu um maior acompanhamento as ações de organismos internacionais na região.
16/08/2012 19h15

Na avaliação de Perpétua Almeida, que preside a Comissão de Relações Exteriores e de Defesa Nacional da Câmara dos Deputados, os parlamentares precisam acompanhar os estudos e os projetos da OTCA sobre as potencialidades econômicas geradoras de renda e oportunidade para a região amazônica. “Precisamos discutir e buscar alternativas de desenvolvimento que mantenham a nossa cobertura florestal. Oferecendo também melhores condições de vida à população que vive nessas regiões. Ouvir a OTCA pode ajudar a buscar saídas para garantir a preservação ambiental”.

O Embaixador Robby Ramlaklan, secretário geral da OTCA, acredita que a audiência pública será uma oportunidade para aproximar os deputados do trabalho desenvolvido pela organização e aprofundar as discussões sobre preservação e desenvolvimento social.

Para a deputada, a Amazônia Brasileira vive atualmente dois ciclos: seca e alagamento. “A população dessa região enfrenta um sério empobrecimento diante desses efeitos meteorológicos. Tudo isso impede o desenvolvimento da região. É importante ter um olhar na preservação e outro nas famílias que residem nessas áreas e dependem da cobertura florestal para tirar seu sustento”, defendeu a parlamentar.

Assessoria de Imprensa - CREDN