Comissão pretende acompanhar eleições na Guiné-Bissau

Parlamentares da República da Guiné-Bissau, país da costa ocidental da África, pediram ontem (21/06) o apoio do Brasil no processo eleitoral. Durante o encontro, no Gabinete da Câmara dos Deputados no evento internacional sobre desenvolvimento sustentável, a Rio+20, autoridades de Guiné-Bissau explicaram os avanços do país na legislação eleitoral e no fortalecimento do sistema democrático.
22/06/2012 16h25

                   Para a embaixadora da Guiné-Bissau no Brasil, Eugénia Pereira Saldanha Araújo, o Brasil é referência em termos de agilidade e segurança do processo de contagem de votos, já que utiliza um avançado sistema eletrônico de votação.

                   A presidenta da Comissão de Relações Exteriores e de Defesa Nacional, deputada Perpétua Almeida (PCdoB/AC), vai agendar reunião com o Tribunal Superior Eleitoral para avaliar a possibilidade de o Brasil acompanhar as eleições. “Vamos conversar com o TSE para analisar como podemos participar desse processo”.

                   Durante o encontro, a Delegação de deputados e autoridades de Guiné-Bissau elogiaram, também, o sistema brasileiro de fiscalização das reservas ambientais e sugeriram o intercâmbio, entre ambos países, para a formação de técnicos de fiscalização ambiental. “Podemos trabalhar em conjunto na capacitação de pessoal para o trabalho de proteção e cuidado de reservas ecológicas”, sugeriu Eugénia Araújo.

                   Perpétua Almeida e os deputados que participaram do encontro, como Benedita da Silva (PT/RJ), agendaram reunião com o Ministério do Meio Ambiente, na próxima semana, para discutir o tema.