Comissão Externa irá acompanhar a crise migratória venezuelana no Brasil

A Comissão se concentrará especialmente na região de fronteira com aquele país, para fins de fiscalização da atuação do Governo Federal e de levantamento de informações que possam subsidiar a adoção de medidas por via parlamentar ou a eventual indicação de providências a outros poderes.
10/04/2024 18h42

Vinícius Loures

Comissão Externa irá acompanhar a crise migratória venezuelana no Brasil

Brasília – A criação de uma Comissão Externa para acompanhar a crise migratória venezuelana no Brasil, foi aprovada pela Comissão de Relações Exteriores e de Defesa Nacional (CREDN) nesta quarta-feira, 10, que acatou requerimento do deputado General Girão (PL-RN).

“A crise humanitária na Venezuela, sob o regime ditatorial de Nicolás Maduro, tem gerado um fluxo relevante de migrantes para o Brasil, com a maioria desses ingressando pelo estado de Roraima. A situação desumana que os venezuelanos enfrentam em seu país, marcada pela escassez de alimentos, medicamentos e serviços básicos, tem impulsionado esse êxodo massivo”, observou o deputado.

General Girão reconheceu que a Operação Acolhida, resposta humanitária liderada pelo governo brasileiro, tem se esforçado para acolher e integrar o contingente de migrantes. Dentre as centenas de milhares de venezuelanos que foram recebidos no Brasil, mais de 100 mil migrantes foram acolhidos pela operação e foram interiorizados.

“No entanto, apesar dessas iniciativas, muitos desses indivíduos enfrentam grandes desafios, incluindo a falta de acesso a serviços essenciais, como os de saúde, vivem em condições precárias e encontram dificuldades para regularizar sua situação no Brasil. A situação é especialmente preocupante para as mulheres, crianças e idosos, que são particularmente vulneráveis”, explicou.

De acordo com autoridades da Operação Acolhida, cerca de 300 a 400 venezuelanos ingressam diariamente em território brasileiro através de Pacaraima (RR), cidade gêmea de Santa Elena de Uairén, na Venezuela. Esta é a segunda iniciativa aprovada na CREDN sobre a crise venezuelana.

No dia 27 de março, a Comissão aprovou requerimento do deputado Alfredo Gaspar (UNIÃO-AL), para constituir uma missão a Boa Vista e Pacaraima para conhecerem o estado atual do fluxo migratório venezuelano e as perspectivas futuras para a operação.

Assessoria de imprensa - CREDN