Comissão discute comitiva de parlamentares para Rio +20
O embaixador Luiz Alberto Figueiredo Machado, secretário-executivo da Comissão Nacional da Rio +20, e o ministro Laudemir Aguiar, ambos do Ministério de Relações Exteriores, informaram que a Câmara e o Senado terão direito ao maior espaço já ofertado ao Parlamento brasileiro por uma conferência organizada pela Nações Unidas.
O encontro praticamente encerrou a dúvida sobre quantos parlamentares representarão a Câmara na Conferência do Clima. A delegação deve ser composta de 50 deputados com acesso livre às plenárias. Outros 50 parlamentares serão credenciados para ter acesso aos demais pavilhões do Riocentro, onde ocorrerão eventos paralelos que pretendem, ao final do encontro, propor soluções novas para a questão social, ambiental e econômica no mundo para os próximos 20 anos.
Questões de segurança e as limitações físicas do Riocentro, que tem capacidade para 43 mil pessoas, influenciam no número reduzido de representantes de todos os setores interessados em discutir o clima no planeta. Por ser organizada pela ONU, a Rio +20 tem preocupação maior em acomodar as delegações dos países. O Itamaraty estima que em torno de 10 mil jornalistas e 10 mil representantes da sociedade civil sejam credenciados.
Fonte: Assem Neto - Assessoria de Comunicação