Ato público de celebração do Dia da Paz em Angola, pela passagem dos 11 anos da assinatura dos acordos de paz

A CREDN realizou, em parceria com o Grupo Parlamentar Brasil-Angola, no dia 4 de abril de 2013, ato público de celebração do Dia da Paz em Angola, prestigiado por vários representantes do corpo diplomático.
04/04/2013 17h40

Luis Macedo

Ato público de celebração do Dia da Paz em Angola, pela passagem dos 11 anos da assinatura dos acordos de paz

Embaixador Nelson Cosme

A mesa foi presidida pela Deputada Janete Rocha Pietá, autora do requerimento para o evento; o Embaixador de Angola no Brasil, Nelson Manuel Cosme; o Embaixador do Simbábue e Decano do Grupo de Embaixadores Africanos no Brasil, Thomas Mbuvuma; e o Embaixador Paulo Cordeiro de Andrade Pinto, Subsecretário para África III, do Ministério das Relações Exteriores, representando o Ministro Antonio de Aguiar Patriota.

A Deputada Janete Rocha Pietá lembrou no discurso de abertura a importância da assinatura do acordo de paz com o grupo rebelde Unita, pois permitiu afirmar o processo democrático em curso no país, possibilitando o fortalecimento das instituições e favorecendo o desenvolvimento da República irmã.

Pietá destacou os laços históricos que Brasil e Angola cultivam, os quais vem se ampliando em torno de projetos econômicos e culturais. Não foi esquecida a forte identidade entre os países, já que Angola contribuiu de forma definitiva para a formação do Brasil desde a vinda dos primeiros angolanos, ainda como escravos, mas construindo uma admirável cultura de resistência, que se expressa, por exemplo, na capoeira.

Foi exibido um vídeo sobre a situação atual em Angola em vários campos de atividade. O documentário impressionou ao mostrar a qualidade do desenvolvimento que o país africano experimenta, bem como a importância da cooperação do Brasil nesse processo, assim como a destacada participação de empresas brasileiras em obras de infraestrutura.

Fizeram uso da palavra diversos embaixadores e outros representantes do corpo diplomático presentes, além do Deputado Luiz Alberto.

Confraternização pelo Dia da Paz em Angola - Encerrada o ato público, os participantes do evento dirigiram-se ao Salão Nobre da Câmara dos Deputados, onde houve um coquetel de confraternização.