Comissão apoia logística para a Rio +20
Durante o encontro, Laudemar Aguiar apresentou a estrutura física e logística do Governo Federal para a Rio+20 que ocorrerá em junho, no Rio de Janeiro. O secretário do Comitê confirmou que alguns problemas estruturais, como hospedagem e transportes, ainda não foram totalmente solucionados pela comissão organizadora. “A rede hoteleira não comporta, mas estamos estudando outras possibilidades. Devemos fazer um esforço conjunto até porque nenhuma cidade do mundo tem suporte para receber um evento assim”, esclareceu.
O secretário Laudemar Aguiar destacou, ainda, que a acessibilidade na Rio+20 é uma preocupação do governo federal e várias medidas estão sendo tomadas para que a Conferência seja “participativa e inclusiva”. Propostas para melhorar a estrutura física e logística da Conferência ainda serão temas de debates na CREDN.
A deputada Janete Pietá (PT/SP) também defendeu que a Câmara inicie o processo de articulação para definir o grupo de parlamentares que representará a Casa na Rio +20. Janete Pietá sugeriu que a Câmara comece a discutir e buscar soluções para os problemas logísticos enfrentados atualmente pelo comitê organizador do evento.
Ao apresentar o projeto, Laudemar Aguiar esclareceu que a Rio +20 é um evento promovido pela Organização das Nações Unidas (ONU) e que o Brasil é o país sede da Conferência que discutirá soluções para questões sociais, econômicas e ambientais do país. A expectativa é que participem da Rio +20 mais de 190 Estados-Membros da ONU, 120 Chefes de Estado e de Governo e mais 50 mil participantes credenciados.