Chanceler falará em audiência conjunta sobre as relações Brasil - Venezuela

Dois requerimentos foram aprovados nas comissões de Relações Exteriores e de Defesa Nacional e de Fiscalização Financeira e Controle, para que o ministro Mauro Vieira preste esclarecimentos acerca da recente visita ao Brasil, do presidente venezuelano Nicolás Maduro
14/06/2023 16h05

Zeca Ribeiro

Chanceler falará em audiência conjunta sobre as relações Brasil - Venezuela

Brasília – A Comissão de Relações Exteriores e de Defesa Nacional (CREDN) realizará, no próximo dia 28, reunião de audiência pública conjunta com a Comissão de Fiscalização Financeira e Controle (CFFC), com a presença do ministro das Relações Exteriores, Mauro Vieira. Ele foi convidado para prestar esclarecimentos acerca da recente visita ao Brasil, do presidente da Venezuela, Nicolás Maduro.

A iniciativa, na CREDN, é do deputado Paulo Bilynskyj (PL-SP). Segundo ele, “Nicolás Maduro tem sido amplamente questionado em relação à sua conduta diante dos princípios democráticos e dos direitos humanos. Nesse sentido, também são necessários esclarecimentos sobre como o governo brasileiro lida com essas preocupações e qual é a posição adotada pelo Itamaray nesse sentido”, explicou.

No dia 29 de maio, Lula recebeu o presidente da Venezuela para uma visita bilateral. Maduro permaneceu no país até o dia 30, quando participou da Cúpula da UNASUL. A sua presença no Brasil suscitou muitas críticas por conta das acusações que enfrenta no Tribunal Penal Internacional e na ONU, por crimes de lesa humanidade e violações dos direitos humanos.

Bilynskyj manifestou a sua preocupação com a mensagem que o Brasil envia para o mundo “ao associar-se à ditaduras como as de Cuba, Nicarágua e Venezuela”, afirmou. O deputado também criticou a realização, entre 29 de junho e 2 de julho, da 26ª edição do Foro de São Paulo, em Brasília. “Já estão confirmadas as presenças desses três países cujos regimes ditatoriais deveriam ser fortemente combatidos pelo Brasil”, assinalou.

 

Assessoria de Imprensa - CREDN