Caso de racismo contra o jogador Vinícius Júnior: Paulo Alexandre cobra punição para racistas e xenófobos europeus.
Brasília – O presidente da Comissão de Relações Exteriores e de Defesa Nacional (CREDN), deputado Paulo Alexandre Barbosa (PSDB-SP), enviou ofícios nesta segunda-feira, 22, às presidentes do Parlamento Europeu, Roberta Metsola, e do Congresso dos Deputados da Espanha, Meritxell Batet, em que pede o apoio dos respectivos legislativos à aplicação de medidas concretas de combate ao racismo e à xenofobia contra cidadãos brasileiros.
“Os ataques contra Vinícius Júnior, um atleta conhecido internacionalmente, também nos leva a acreditar que outros nacionais brasileiros, de diferentes origens, muitos deles emigrantes em busca de melhores condições de vida, também sofram com a xenofobia, razão pela qual se faz necessária uma ampla e completa apuração por parte desse Parlamento, de outros crimes que estejam sendo perpetrados contra a comunidade brasileira em toda a Europa”, destacou o deputado.
Paulo Alexandre lembrou que os ataques sofridos pelo jogador se repetem sem que haja uma punição por parte das autoridades espanholas, incluindo a Real Federação Espanhola de Futebol e os organizadores de La Liga, o campeonato nacional, permanecendo impunes.
“Os valores que fizeram da União Europeia um modelo a ser seguido por todo o mundo, não podem permitir nem aceitar que tais absurdos sigam sendo produzidos. O mundo já não aceita esse comportamento e a retórica não é suficiente para pôr fim a eles”, concluiu o deputado.
Assessoria de Imprensa - CREDN