Câmara aprova documentos estratégicos para a Defesa Nacional
Foto: Leonardo Prado
Nelson Pellegrino defende em Plenário a aprovação dos documentos estratégicos da Defesa
Pellegrino lembrou a tradição pacífica do Brasil e destacou que a Defesa Nacional do país é voltada para a dissuasão. “Nestes documentos, encontramos as diretrizes para a atuação das nossas Forças Armadas e uma delas diz respeito ao fortalecimento da integração regional e de uma maior cooperação com os nossos vizinhos na área da Defesa”, explicou o deputado.
Segundo ele, “estes documentos mostram que nossa estratégia está baseada numa visão de defesa como uma forma de proteger nosso território, a população, a soberania e nossas riquezas, ou seja, para mostrar que pesamos a defesa como forma de assegurar o potencial dissuasório do país”, afirmou.
De acordo com o ministério da Defesa, a Política Nacional de Defesa é o principal documento de planejamento da defesa do país e diz respeito aos objetivos e diretrizes para o preparo e emprego da capacitação nacional. A Estratégia Nacional de Defesa define como fazer o que foi determinado na PND, e o Livro Branco analisa o contexto estratégico do século 21 e fornece as perspectivas de médio e longo prazo, além de destinar-se a subsidiar a elaboração do orçamento e do planejamento plurianual.