Bruna Furlan representa Câmara dos Deputados na despedida dos brasileiros do Haiti

Brasília – A presidente da Comissão de Relações Exteriores e de Defesa Nacional (CREDN), Bruna Furlan (PSDB-SP), representou a Câmara dos Deputados na cerimônia de despedida dos militares brasileiros na Missão das Nações Unidas de Estabilização do Haiti (MINUSTAH), realizada nesta quinta-feira, 31 em Porto Príncipe. “Os nossos militares realizaram um trabalho excepcional que não se restringiu à manutenção da paz e da ordem, mas também uma atuação fortemente humanitária e de resgate da dignidade dos haitianos”, afirmou.
01/09/2017 15h56

Exército Brasileiro

Bruna Furlan representa Câmara dos Deputados na despedida dos brasileiros do Haiti

Ao lado do senador Fernando Collor (PTC-AL) que representou o Senado Federal, do ministro da Defesa, Raul Jungmann, do Force Commander, general Ajax Porto Pinheiro, e da Representante Especial do Secretário-Geral da ONU e Chefe da MINUSTAH, Sandra Honoré, a deputada parabenizou os mais de 37 mil militares das Forças Armadas que serviram na missão desde 2004. 

Foram treze anos de participação brasileira em uma Missão que se tornou referência para as Nações Unidas que agora desejam ver o Brasil presente em outras frentes mundo afora. No dia 15 de outubro, a MINUSTAH encerrará definitivamente as suas atividades e será substituída pela MINUJUSTH, missão da ONU com foco no fortalecimento da Justiça no Haiti, dando suporte às instituições haitianas, especialmente na formação de policiais. 

“Soldados, provedores da paz: os senhores ergueram o nome do Brasil a um novo patamar, elevaram o reconhecimento que a todos nós muito orgulha”, afirmou o ministro Raul Jungmann em agradecimento a todos os militares que participaram da missão. 

A Representante do Secretário-Geral da ONU e Chefe da MINUSTAH, Sandra Honoré, destacou que “as Nações Unidas e o povo haitiano são muito gratos pelo papel central que o Brasil desempenhou nos esforços para criar a estabilidade duradoura aqui, juntamente com as tropas de um total de 24 países”. 

Bruna Furlan recordou a atuação preponderante dos militares brasileiros em momentos de grandes catástrofes naturais no Haiti, como o terremoto de 2010 e, mais recentemente, a passagem do Furacão Matthew. 

“As nossas Forças Armadas implementaram um novo modelo de Missão de Paz, aproximaram-se da população, cuidaram de questões que iam muito além de suas obrigações e encarnaram o verdadeiro espírito humano de solidariedade e cooperação. E, com certeza, o Brasil não abandonará o Haiti e seguirá trabalhando em prol da paz e do desenvolvimento deste povo”, assegurou. 

 

 

 

 

Jornalista responsável: Marcelo Rech

E-mail: marcelo.rech@camara.leg.br

Telefones: 61 3216 6741 - 61 98153 2514

www2.camara.leg.br/credn

https://www.facebook.com/crednoficial

https://twitter.com/credena